Foto: Valquir Aureliano

Jogadores comemoram com Anderson Lima o gol da vitória.

continua após a publicidade

Não foi o que a torcida esperava, muito menos a comissão técnica, mas o Coritiba conseguiu reabilitação no Campeonato Brasileiro da Série B ao vencer o Fortaleza por 1 a 0, gol de Anderson Lima, cobrando penalidade máxima, aos 19 minutos do segundo tempo. A vitória dá ao Coritiba, provisoriamente, a segunda colocação, com 16 pontos ganhos.

O alviverde não fez um bom primeiro tempo e sofreu muito com a forte marcação do Fortaleza. A equipe cearense acabou tendo dois jogadores expulsos e mais o técnico Marco Aurélio.

Com o time visitante preocupado em "bater", o primeiro tempo foi muito fraco. Com forte marcação e cometendo muitas faltas, o Fortaleza intimidou os atacantes alviverdes. A tática deu certo na primeira etapa, tanto que o ataque coxa-branca passou todo o primeiro tempo errando passes e não conseguindo finalizar. Por outro lado, o Fortaleza buscava jogar nos contra-ataques, porém, o Coritiba marcava com perfeição e o goleiro Edson Bastos não teve trabalho.

O primeiro lance perigoso a favor do Coritiba aconteceu aos 9 minutos. Após cobrança de escanteio, Caíco levantou na área, Leandro subiu e cabeceou firme, a bola passou muito perto da trave direita do goleiro Getúlio Vargas. O alviverde paranaense não fazia uma boa apresentação e ainda acabou sendo prejudicado pelo árbitro da partida, que aos 23 minutos deixou de marcar uma penalidade máxima clara em cima de Pedro Ken.

continua após a publicidade

Os vários passes errados no campo de ataque fizeram com que o Coritiba só voltasse a levar perigo ao gol do Fortaleza aos 44 minutos. Chumbinho levantou na área e o atacante Gustavo subiu para cabecear no canto direito alto de Getúlio Vargas, o goleiro cearense fez boa defesa.

Na saída para os vestiários, os jogadores do Fortaleza cercaram a arbitragem e acabou sobrando para Cocito e o técnico Marco Aurélio. Os dois foram expulsos.

continua após a publicidade

Com um jogador a mais, René Simões voltou com Keirrison no lugar de Chumbinho. Mesmo assim o time paranaense demorou pra colocar pressão nos cearenses e só abriu o marcador aos 19 minutos. Henrique Dias cruzou da direita e o árbitro marcou pênalti de César em cima do atacante Gustavo. Anderson Lima cobrou forte, no meio do gol, a bola ainda bateu no goleiro Getúlio Vargas e entrou.

Antes da cobrança, muitas reclamações por parte dos jogadores do Fortaleza. Aos 28 minutos, Thiago Mendes deu uma tesoura em Diogo e o juiz o expulsou. Com dois jogadores a mais e dono da partida, o Coritiba tinha tudo para golear a equipe nordestina, mas foi a torcida coxa-branca que acabou levando um susto, quando aos 31 minutos, o zagueiro Henrique cometeu pênalti em Rodrigo. Aos 32 minutos, César foi para a cobrança e Edson Bastos esticou a mão e fez a defesa, a bola ainda bateu na trave antes da zaga se livrar.

A partir daí o Fortaleza tratou de se fechar e o Coritiba não teve forças para ampliar o placar. O Coxa volta a campo no próximo dia 7, quando enfrentará o CRB, no Couto Pereira, em Curitiba.