Duas das principais tenistas da temporada, a espanhola Garbiñe Muguruza e a checa Karolina Pliskova precisaram de três sets para vencerem seus jogos em Cincinnati, nesta sexta-feira. Campeã de Wimbledon, Muguruza foi quem mais sofreu no torneio norte-americano. Permaneceu em quadra por 2h45min para superar a experiente russa Svetlana Kuznetsova por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 5/7 e 7/5.

continua após a publicidade

O triunfo garantiu a tenista da Espanha, 6ª do ranking, nas semifinais. Sua próxima adversária vai sair justamente do confronto entre Pliskova e a dinamarquesa Caroline Wozniacki. A checa, atual número 1 do mundo, tem um jogo atrasado na programação por causa da chuva que adiou seguidas partidas ao longo da semana.

continua após a publicidade

Assim como sua futura adversária, Muguruza deverá entrar em quadra com considerável desgaste físico. Antes de vencer o duelo desta sexta em 2h45min, ela ficou 2h18min em quadra na noite passada para vencer a local Madison Keys, quando salvou três match points. A espanhola vem buscando seu primeiro título após Wimbledon. Parou na semifinal em Stanford e nas quartas em Toronto.

continua após a publicidade

Pliskova, por sua vez, venceu o primeiro de dois duelos nesta sexta. Ainda pelas oitavas de final, a líder do ranking oscilou no serviço, principalmente no segundo set, mas bateu a italiana Camila Giorgi com direito a um “pneu” no terceiro set: 6/3, 4/6 e 6/0.

Nas quartas, ela terá pela frente Caroline Wozniacki, numa revanche após derrota para a rival dinamarquesa nas quartas em Toronto. No retrospecto, Wozniacki também leva a melhor, com cinco triunfos, contra apenas dois de Pliskova. A checa, porém, faturou as duas vitórias nesta temporada.

Além do triunfo, a número 1 do mundo também comemorou nesta sexta a derrota da ucraniana Elina Svitolina, uma das duas tenistas que ainda podiam tirá-la do topo na próxima atualização do ranking. Svitolina foi eliminada pela alemã Julia Görges por 7/5 e 6/4. A próxima adversária da ucraniana vai sair do confronto entre a russa Ekaterina Makarova e a local Sloane Stephens.

Pliskova, contudo, ainda pode perder a liderança na próxima atualização. Atual campeã, ela precisa faturar o bicampeonato em Cincinnati para assegurar a primeira colocação. Se não conseguir, terá que torcer contra a romena Simona Halep, atual número dois do mundo. Halep assume a ponta se for campeã ou mesmo se for finalista, em caso de queda da checa nas quartas.