Mudança na disputa da Série D deixa o Cianorte ameaçado

Um adiamento inesperado na mudança da fórmula de disputa da Série D do Brasileiro colocou em dúvida o número de vagas paranaenses no campeonato em 2013. Alegando a medida como precaução para a garantia de cumprir compromissos firmados com federações, a CBF retomou a posição de organizar o torneio com 40 participantes.

Meses atrás, a CBF havia definido que o torneio teria participação de 32 clubes no próximo ano. No entanto, conforme nota publicada pela entidade, a medida deve ser adotada somente em 2014. Pelo formato adiado, cada federação teria o direito de indicar uma agremiação. Cinco equipes estavam garantidas na próxima etapa da Série D. Entre elas Salgueiro-PE, Santo André-SP, Guarany-CE e Tupi-MG, rebaixados da Série C, e o Cianorte, equipe paranaense que havia obtido a 5.ª posição na recente edição da Quarta Divisão, e seria beneficiada pelo novo formato de distribuição de vagas.

Após a retomada do torneio com 40 clubes, a CBF não deu indícios sobre a confirmação do Cianorte na Série D 2013. A assessoria de imprensa da entidade apenas garantiu que um posicionamento oficial sobre a situação deve ser publicado no site. No entanto, nenhum prazo foi dado e a confederação ficará fechada em período de recesso a partir de hoje, com atividades retornando ao normal somente no dia 7 de janeiro.

De acordo com o diretor de futebol do Cianorte, Adir Kist, a equipe do interior paranaense foi pega de surpresa com a manutenção do formato de disputa na Série D do Brasileiro. Inclusive o planejamento do elenco para 2013 já havia sido feito com base em contratos mais longos por causa da vaga prometida. “Não queremos que ninguém tenha prejuízo, mas muito menos nós”, disse o dirigente, que anteontem se manifestou em comunicado para a CBF e a Federação Paranaense de Futebol (FPF).

Voltar ao topo