É grande a expectativa em Toledo, onde neste final de semana, acontece a 5.ª etapa do Campeonato Paranaense de Motocross 2004. Após quatro anos, a região Oeste volta a receber uma etapa do Paranaense de Motocross, considerado hoje um dos melhores campeonatos estaduais do País. Para se ter uma idéia, o Paraná lidera o ranking de pilotos filiados à Confederação Brasileira de Motociclismo.

Em Toledo está quase tudo pronto para receber mais de 130 pilotos esperados para a prova, distribuídos nas categorias nacional força livre, mini-motos até 8 anos, 60cc até 12 anos, 80cc até 16 anos, 125cc intermediária, open força livre, 125cc graduados e graduados força livre especial.

Os destaques são os líderes das categorias 125cc graduados, o paraguaio William Garcia com 75 pontos, seguido por Cleverson Alves, de Apucarana, que tem 74 pontos, Na categoria graduados força livre especial a briga está entre Davis Guimarães, de Curitiba, 83 pontos; William Garcia, do Paraguai, 77 pontos; e Ivan Júnior, de Curitiba, também com 77 pontos.

Estes três tem se revezado nas vitórias, cada um venceu uma etapa, a outra foi vencida por Paulinho Stedile, que ainda vai confirmar sua presença na prova; outra briga forte está na categoria open, para pilotos acima de 30 anos, onde a liderança é do londrinense William Guimarães, que tem 95 pontos, seguido pelo catarinense, filiado no Paraná, Ademir Todeschini, de Chapecó, com 65 pontos.

Mas a categoria que vai mesmo empolgar a torcida é a 80cc, que tem como líder o toledano Felipe Menegasso, com 86 pontos, seguido por Tiago Bordin, de Londrina, com 78 pontos, e Daniel Portioli, de Curitiba, que tem 52 pontos. Felipe, correndo em casa com o apoio da torcida, é o grande favorito.

Ao total serão disputadas oito baterias nas oito categorias. Os organizadores estão trabalhando para fazer desta uma das melhores e maiores provas de motocross já realizadas em Toledo. Para isto está sendo montada uma grande estrutura com arquibancadas, para quatro mil pessoas, camarotes, fechamento com bilheterias, banheiros químicos portáteis e muita segurança, para as pessoas e famílias que forem ao motódromo municipal de Toledo.

Assista uma grande prova de motocross com tranqüilidade em uma das melhores pistas do Paraná. A pista possui 1.100 metros de extensão, com oito obstáculos, sendo cinco mesas de 20 a 30 metros cada. É a pista que mais tem mesas do Paraná. Para quem não sabe, mesa é um salto que tem entre 20 e 30 metros de extensão com dois metros de altura e oito de largura, onde geralmente é feita a chegada; com um traçado bastante seletivo, com curvas de alta e baixa velocidade, é considerada ótima para aperfeiçoamento e treinamento de pilotos.

O motódromo está localizado em frente ao Clube Caça e Pesca. A programação começa no sábado com os treinos livres a partir de 13h; no domingo pela manhã o warn-up oficial é obrigatório. A largada da primeira bateria será às 13h, na seguinte ordem: 13h – 1.ª bateria, categoria 125cc intermediária; 2.ª bateria, categoria 60cc; 3.ª bateria, categoria 125cc graduados; 4.ª bateria, categoria 80cc; 5.ª bateria, categoria open força livre; 6.ª bateria, categoria minimotos; 7.ª bateria, categoria força livre nacional, e 8.ª bateria, graduados força livre especial.

Os ingressos antecipados estão à venda nas oficinas de motos da cidade, Status Motos, concessionária Honda e Rádio Mundial FM, custam R$ 5,00, e ainda concorrem ao sorteio de um DVD.

O evento é uma promoção do Moto Clube de Toledo, organização da MZ Sports Competições & Eventos, supervisão da Federação Paranaense de Motociclismo com apoio da Prefeitura de Toledo, através da Secretaria de Esportes.