enkontra.com
Fechar busca

De Letra

Luto

Morre Aryon Cornelsen, ícone do futebol paranaense

Ele foi atleta e depois presidente do Coritiba Foot Ball Club

  • Por Redação

O futebol paranaense amanheceu de luto nesta quarta-feira (14). Morreu na noite de terça-feira (13), no Hospital São Lucas, aos 89 anos, Aryon Cornelsen, ex-presidente do Coritiba Foot Ball Club. Ainda não foi informada a causa da morte.

Aryon foi atleta da base do Clube, do profissional e o presidente com a maior média de títulos no comando alviverde e um dos principais responsáveis pela construção do estádio Couto Pereira.

No ano passado, para comemorar o centenário do Coritiba, o Paraná Online entrevistou vários ícones do clube. Aryon foi um deles. A conversa está no início desta reportagem.

História de vitórias

Aryon Cornelsen nasceu em 3 de maio de 1921. Iniciou sua vida no Coritiba como atleta das categorias de base, ainda no Infantil, em 1932, inclusive participando das festividades de inauguração do Estádio Belfort Duarte. Estreou na equipe principal em 1940.

Em 1944, formou-se em direito e deixou o futebol. Mas o amor pelo esporte o fez retornar em 1949 para a disputa do Estadual. Após sofrer uma lesão grave, aos 28 anos, encerrou sua carreira em definitivo. Depois disso, continuou dedicando sua vida ao Coxa, mas como dirigente.

Em 1956, foi eleito presidente do Coxa e criou a promoção Bolo Esportivo, uma espécie de loteria. Com o dinheiro arrecadado construiu um novo Belfort Duarte.

Aryon também foi o presidente do clube que teve a maior média de títulos conquistados. Venceu os estaduais de 1956, 1957, 1959, 1960 e 1962, e ainda perdeu o de 1961 nos tribunais, o que seria o primeiro Tri-campeonato da história do Clube. Foi presidente até 1963 e nas décadas de 60 e 70 continuou ajudando o Coritiba a levantar dinheiro para finalizar a construção do estádio.

O velório ocorre na Capela do Cemitério Luterano, na rua Ivo Leão, número 205, até as 16h.

A Diretoria do Coritiba decretou três dias de luto oficial devido à morte do coxa-branca Aryon Cornelsen.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

8 Comentários em "Morre Aryon Cornelsen, ícone do futebol paranaense"


Carlos Junior
Carlos Junior
8 anos 4 meses atrás

Embora tenha sido o maior de todos os coxas, era um sujeito muito
especial. Pena que tudo que ele tenha feito pelo seu clube, os últimos
dirigentes se encarregaram de destruir.

Francisco Antonio Ramos de Lima Jr
Francisco Antonio Ramos de Lima Jr
8 anos 4 meses atrás

eu estou de luto , como toda a torcida COXA !

Joao Lima
Joao Lima
8 anos 4 meses atrás

Mesmo sendo coxa, uma excelente pessoa. Tive a oportunidade de conversar longamente com ele. Uma figuraça. Que Deus o acompanhe.

Antenor Treste
Antenor Treste
8 anos 4 meses atrás

Gente assim não deveria partir! A família Coxa está de luto. Meus sentimentos à família. Sua dor é a nossa dor. Ele nunca vai ser esquecido. Seu nome será lembrado para sempre pelos verdadeiros Coxas. Obrigado Aryon por tudo!!

André Quintana
André Quintana
8 anos 4 meses atrás

Grande Aryon, exemplo de como se faz futebol. Vai com Deus, meus sentimentos aos familiares e a toda nação-família coxa-branca.

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas