Montoya surpreende e faz 4.ª pole seguida

Pela quarta vez consecutiva na temporada, Juan Pablo Montoya larga na pole-position de um GP. O colombiano da Williams derrubou ontem o favoritismo da Ferrari e fez o melhor tempo no treino que definiu o grid para o GP da Inglaterra, décima etapa do Mundial de Fórmula 1. Foi uma surpresa. Os carros vermelhos de Rubens Barrichello e Michael Schumacher vinham dominando todos treinos em Silverstone, na chuva e na pista seca. Mas na sessão que valia alguma coisa, os dois ficaram para trás.

Silverstone – Montoya, que chegou a oito poles na carreira, cinco delas neste ano, fez sua volta voadora em 1min18s998, quando os dois ferraristas lideravam a folha de tempos. Foi no último instante. “Fiquei surpreso”, admitiu Barrichello, segundo no grid 0s034 atrás. “Não sei de onde ele tirou esse tempo.”

Pode ter sido da borracha. Há previsão de chuva para hoje, e Montoya pode ter dado uma tacada arriscada, mas de mestre: usar os pneus mais macios da Michelin, que têm ótimo desempenho para uma volta lançada, mas não rendem bem numa sequência muito longa na corrida.

Com chuva, o composto mole para pista seca é deixado de lado. Mas se não chover Juan Pablo terá problemas. Ele disse que conseguiu a pole graças a várias mudanças que foram feitas no carro durante o treino. A Williams está estreando em Silverstone um novo pacote aerodinâmico, com toda a porção traseira de seus carros revisada.

Os seis lugares das três primeiras filas ficaram com os times grandes, Williams, Ferrari e McLaren. Entre os dez primeiros, as surpresas foram Mika Salo, da Toyota, em oitavo, e Jacques Villeneuve, da BAR, em nono. Os outros brasileiros não conseguiram bons resultados: 11º para Felipe Massa, da Sauber, e 18º para Enrique Bernoldi, da Arrows.

A equipe de Bernoldi conseguiu participar da classificação e corre hoje, apesar do estado pré-falimentar. A Red Bull, sua patrocinadora, pagou 60% dos US$ 6 milhões que a Arrows deve para a Cosworth, sua fornecedora de motores. Anteontem, o time deixou seus carros parados nos boxes e não pôde ir para a pista.

O GP da Inglaterra terá 60 voltas e largada às 9h de Brasília. A Ferrari trabalha com a possibilidade de chuva intercalada por períodos de pista seca. “É muito importante em Silverstone você ter um carro acertado no meio-termo”, falou Barrichello.

Barrichello acreditava na pole

Silverstone

– Mais do que uma surpresa, a pole de Montoya, para Rubens Barrichello, “foi muito estranha”. O brasileiro não esperava que o colombiano entrasse na briga pelas duas primeiras posições no grid. “Eu realmente achei que a luta ia ficar entre eu e o Michael. Quando vi que caí para segundo, achei que o Schumacher é que tinha melhorado. Depois me falaram que tinha sido o Montoya. Foi uma surpresa e uma coisa meio estranha”, disse.

Rubens fez sua melhor volta, 1min19s032, na terceira tentativa. A primeira ele abortou por causa do tráfego e do motor de um Renault que explodiu. Na segunda, seu cinto de segurança quebrou. “Fiquei completamente solto no carro. Foi uma irresponsabilidade, mas eu resolvi completar a volta assim mesmo porque aqui em Silverstone é complicado, eu precisava garantir pelo menos uma volta boa.”

“Nós nos tornamos muito amigos, mas não posso dizer que estou contente por ele. Eu é que queria essa posição. Mas isso é bom para a F-1. O espetáculo é melhor com esse tipo de luta.” (FG)

Voltar ao topo