Em sua estreia diante da torcida na Copa Davis, Thiago Monteiro não decepcionou nesta sexta-feira e arrasou Arthur De Greef por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, em apenas 61 minutos. Com o resultado, o Brasil saiu na frente da Bélgica na série melhor de cinco jogos, disputada em quadra de saibro no Ginásio do Sabiazinho, em Uberlândia (MG). O duelo vale vaga na fase final da reformulada Copa Davis.

continua após a publicidade

Em seu sexto confronto na tradicional competição entre países, Monteiro pôde enfim jogar em casa pela primeira vez. E, no embalo da torcida, o atual 107º do ranking praticamente não correu riscos diante do rival, 202º do mundo. O tenista brasileiro não sofreu nenhuma quebra na partida.

continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, pressionou o serviço desde o início. Assim, abriu 3/0 no set inicial com certa facilidade. Mostrando eficiência no saque, no fundo de quadra e até na rede, que não costuma ser o seu ponto forte, o brasileiro não desacelerou em nenhum momento da partida. No segundo set, o ritmo foi o mesmo: abriu 4/0 e encaminhou o triunfo.

continua após a publicidade

Vindo do título no Challenger de Punta del Este, no Uruguai, Monteiro deixou o Brasil com 1 a 0 na série. Na sequência, ainda nesta sexta, Rogério Dutra Silva (139º) também será o favorito contra Kimmer Coppejans (195º). Se vencer, o time da casa ficará muito perto do triunfo porque ainda terá o jogo de duplas, com os experientes Marcelo Melo e Bruno Soares, para selar o confronto, de forma precoce.

A partida será disputada neste sábado, assim como os outros dois jogos de simples, com duelos invertidos em comparação a esta sexta-feira. Pelo novo formato da Copa Davis, os jogos também ficaram mais curtos, sendo disputados em melhor de três sets.

O Brasil busca a vitória contra a desfalcada equipe belga, que não tem David Goffin e nem Steve Darcis, para ganhar vaga na fase final da Davis, que equivale à elite do tênis mundial. Esta fase será toda disputada em apenas uma semana, em novembro, na cidade de Madri. Até a temporada passada, o então Grupo Mundial era realizado ao longo do ano, em diversas sedes.