Dois principais cabeças de chave do Torneio de Hamburgo, o francês Gael Monfils e o austríaco Jurgen Melzer estrearam com vitória no ATP 500 alemão nesta quarta-feira. O primeiro deles bateu o espanhol Albert Ramos por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/2, enquanto o segundo sofreu um pouco para confirmar o seu favoritismo diante do também espanhol Daniel Gimeno-Traver, que caiu em 3 sets com 6/3, 5/7 e 6/1.

Pré-classificado como favorito número 1 ao título, Monfils agora terá pela frente, nas oitavas de final, o checo Radek Stepanek, que nesta quarta aplicou 6/1 e 7/3 sobre o italiano Andreas Seppi. Já Melzer irá medir forças com Fabio Fognini, outro tenista da Itália, que superou o romeno Victor Crivoi por 6/1 e 7/5, na última terça.

Logo atrás de Monfils e Melzer na lista de maiores favoritos em Hamburgo, o espanhol Nicolas Almagro assegurou vaga nas oitavas ao derrotar o checo Lukas Rosol por duplo 6/4, também nesta quarta. Assim, ele se credenciou para encarar o alemão Philipp Kohlschreiber, que contou com a desistência do espanhol Albert Montañes quando ganhava o segundo set por 3/2, após vencer o primeiro por 6/1.

Outro tenista da cada que assegurou lugar nas oitavas de final nesta quarta foi Florian Mayer. Sexto cabeça de chave, ele derrotou o turco Marsel Ilhan por 2 sets a 0, com 6/4 e 7/6 (7/5), e terá pela frente na próxima fase o argentino Juan Monaco, que despachou o sérvio Janko Tipsarevic, nono cabeça de chave, por 6/2 e 6/4.

O espanhol Fernando Verdasco, cabeça de chave número 8, também se garantiu nas oitavas de final ao vencer, com facilidade, o seu compatriota Pablo Andujar com parciais de 6/2 e 6/3. E, por um lugar nas quartas, ele irá encarar a surpresa local Cedrik-Marcel Stebe, convidado pela organização do torneio, que eliminou o russo Nikolay Davydenko com uma vitória por 2 sets a 0, com 6/3 e 7/6 (7/5).

O croata Marin Cilic, 12.º cabeça de chave, chegou a flertar com o risco de eliminação diante do também tenista local Bastian Knittel, que vendeu caro uma derrota por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (4/7) e 6/4. Com a apertada vitória, o tenista da Croácia se credenciou para encarar o alemão Tobias Kamke nas oitavas de final.