Minorias na Curitiba Cup

Usar o esporte como meio de integração social não é novidade. O que surprrendeu a comissão organizadora da XII Curitiba Internacional Cup de 2005 foi a adesão de deficientes visuais para competir no xadrez e a presença de atletas na faixa dos sessenta anos nas apresentações de ginástica geral – uma delas vai inclusive participar do concurso que vai escolher a garota Curitiba Internacional Cup.

?Este ano é a primeira vez que teremos competições de xadrez e no período de inscrições, nos surpreendemos com o interesse de um grupo de deficientes visuais?, conta o organizador da competição, Edgar Hubner. Desconhecendo o assunto, ele procurou a Federação Paranaense de Xadrez para saber se seria possível a presença desses competidores. ?Fiquei sabendo que eles podem disputar uma partida de xadrez com competidores sem deficiência visual?, diz Hubner. Apesar de não ter acompanhado nenhuma disputa, ele explicou que o jogo é desenvolvido por meio do tato – os jogadores sentem cada peça e as localizam no tabuleiro. ?É muito interessante a participação deles, já que a função da competição é promover integração social?. Para os deficientes visuais, é uma chance de inserção social. Já para os outros competidores, uma oportunidade de constatar que as limitações físicas podem ser superadas com força de vontade.

Ginástica

Desde o ano passado, a ginástica geral foi implantada no calendário da competição, dando oportunidade da apresentação dos grupos mais diversos, com idade variando de 6 a 65 anos. Na edição de 2005, um grupo potiguar conta com mulheres com idades que variam de 60 a 65 anos. ?O interessante da ginástica geral é justamente inserir a terceira idade na prática esportiva. Ela foi criada inicialmente pensando em atletas de ginástica que tinham parado. Hoje é totalmente democrática?, explica Hubner. O que permite a participação de pessoas das mais variadas faixas etárias na modalidade é o fato de não ser uma atividade de competição, mas de apresentação.

Programa completo em oito locais

O segundo dia do XII Curitiba Cup, que vai até domingo, estará movimentado hoje. Estão programados 99 jogos realizados em oito locais diferentes, com entrada gratuita. Hoje os jogos de basquete masculino e feminino serão todos realizados no Colégio Expoente do bairro Água Verde; os de futsal feminino e masculino acontecem no Colégio Nossa Senhora Medianeira e no Paraná Clube. As disputas de handebol serão feitas no Ginásio do Tarumã, no Colégio Nossa Senhora Medianeira e na Praça Oswaldo Cruz, e os jogos de vôlei acontecem no Colégio Dom Bosco do Ahu e nos Centros de Capacitação Esportiva 1 e 2.

As partidas de xadrez, novidade da edição deste ano, acontecerão no Paraná Clube, a partir das 8h30. Já as apresentações de ginástica geral, acontecerão no ginásio do Tarumã às 18h20. O tênis de mesa será no Dom Bosco/Ahu.

Voltar ao topo