Curitiba enfrentou ontem mais um round da disputa pela Copa do Mundo de 2014. A cidade recebeu a visita do ministro dos Esportes, Orlando Silva, e revelou sua torcida para que a capital paranaense seja escolhida pela Fifa. Segundo o ministro, a capital paranaense tem vantagens importantes, que devem pesar na decisão.

continua após a publicidade

Depois de um atraso de quase 2 horas, Silva reuniu-se com o vice-governador Orlando Pessuti e demais membros do comitê organizado pelo governo estadual para planejar a candidatura curitibana, no Palácio das Araucárias. Antes, passou pela prefeitura, para um breve encontro com o prefeito Beto Richa.

Para o ministro, a cidade tem grandes trunfos para convencer a Fifa de que é uma das melhores opções para receber a Copa. “Além da boa infra-estrutura, do bom sistema de mobilidade urbana, Curitiba tem a participação do setor privado, o que é muito importante. É uma das poucas cidades que têm uma arena privada no projeto. Tem todas as condições de participar da Copa de 2014”, elogiou.

Segundo Orlando Silva, o Brasil aprendeu lições importantes com o Pan-Americano de 2007, o que deve evitar os gastos excessivos verificados durante os jogos, realizados no Rio de Janeiro.

continua após a publicidade

“É preciso mais planejamento na preparação de um evento dessa magnitude. Transformamos isso num documento que encaminhamos à Fifa, que estabeleceu como obrigação das cidades-candidatas assinar uma matriz de responsabilidades, definindo quem faz o que e quem paga o quê. Faltou isso no Pan”, destacou.

Ao final da reunião, o ministro não teve receios de admitir sua torcida pela capital paranaense. “Tenho muitos amigos na cidade e também torço para que dê tudo certo aqui. Oxalá Curitiba esteja entre as escolhidas”, afirmou. A decisão, que será tomada pela Fifa, será anunciada no final de maio de 2009.

continua após a publicidade

Otimismo

Os elogios de Silva à candidatura curitibana deixaram as autoridades estaduais empolgadas. “A partir dessa reunião, ele se colocou como um soldado de Curitiba e do Paraná na luta para que recebamos a Copa. Estou muito satisfeito e tenho certeza que não iremos decepcionar o ministro e todos que estão nessa trincheira conosco”, comemorou o vice-governador.