O ministro do Esporte, Orlando Silva, cobrou neste sábado (27) que as 18 cidades-candidatas a receber os jogos da Copa de 2014, no Brasil, avancem no planejamento e na organização de seus projetos. A Fifa escolherá até o dia 31 de outubro as 10 ou 12 sedes do Mundial, que será realizado pela segunda vez no País – a primeira ocorreu em 1950.

continua após a publicidade

“Não basta vontade. Vontade todas têm. É preciso demonstrar viabilidade (dos projetos). O caminho é profissionalizar a participação das cidades-candidatas”, destacou o ministro, durante seminário com os representantes das cidades postulantes a receber partidas da competição, realizado no Rio de Janeiro.

Segundo o ministro, depois da definição das sedes da Copa de 2014, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá com os prefeitos e governadores das cidades escolhidas para definir o financiamento das obras de infra-estrutura. “A Copa do Mundo vai antecipar investimentos que o Brasil teria de fazer mais à frente”, disse Orlando Silva.

Neste sábado, foram apresentados os itens que devem ser cumpridos pelas cidades. Até terça-feira, representantes dessas regiões se reunirão com membros da Fifa para esclarecer dúvidas. “Quem não cumprir os prazos (estabelecidos pela Fifa) será eliminado”, alertou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira.

continua após a publicidade

Rio Branco, Manaus, Belém, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Fortaleza, Recife, Maceió, Natal, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte são as cidades brasileiras que se candidataram a abrigar jogos do Mundial de 2014.