enkontra.com
Fechar busca

De Letra

Ministério Público critica Polícia Militar em estádio: ‘Policial não é biombo’

Para promotor, a presença de policiais em estádios confira “desvio de finalidade”

Autor da ação civil pública que embasou a ausência de policiais na Arena Joinville, o promotor Francisco de Paula Fernandes Neto, do Ministério Público de Santa Catarina, criticou a utilização de membros da Polícia Militar em estádios brasileiros e culpou o Atlético Paranaense pela falta de segurança que gerou briga generalizada no domingo.

Para Fernandes Neto, a presença de policiais em estádios confira “desvio de finalidade”. “Policial não deve fazer segurança de arbitragem, de atleta, segurança de placar eletrônico. Isto é zeladoria ou vigilância privada. Nós pedimos que o Judiciário iniba essas ações”, afirmou o promotor, em entrevista à Rádio Estadão.

Ele também criticou a utilização de integrantes da PM para separar torcidas. “Botar um policial para ser biombo? O que é isso? Cabe ao policiamento intervir em infrações, crimes e contravenções, e manutenção da ordem, não para dividir torcidas”, declarou. “Separação é estrutural, o local deve ter estrutura eficiente para separar as torcidas, não utilizar a força pública para isso”.

Fernandes Neto também apontou como desvio de finalidade o pagamento de policiais, através de “recolhimento de taxa para o erário estadual”, para dar segurança a jogos de futebol, medida corriqueira no futebol catarinense. “Nem pagando se pode desviar a finalidade de uma instituição pública para execução de segurança privada”, criticou.

O promotor afirmou ainda que o Atlético, por ser o promotor do evento, deve ser responsabilizado pelos casos de violência na partida contra o Vasco, domingo, na Arena Joinville. “A responsabilidade é de quem organiza o evento”, afirmou.

“A segurança destes eventos é encargo do promotor do evento, se ele vai fazer segurança com segurança privado, que faça. O Atlético assumiu o risco, foi uma fatalidade. Contratou gente que não tem experiência nisso, que não pôde fazer frente à demanda”, apontou.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

13 Comentários em "Ministério Público critica Polícia Militar em estádio: ‘Policial não é biombo’"


kareculas J. K. R
kareculas J. K. R
5 anos 4 meses atrás

Fácil de resolver esse problema é só colocar cerca eletrificada com concertina e arame farpado.

Marcos Paulo da Silva
Marcos Paulo da Silva
5 anos 4 meses atrás

este promototr e o mais ridiculo de toda historia que ja vi.

Rodrigo Carnieri
Rodrigo Carnieri
5 anos 4 meses atrás
Rogerio Couto Pereira
Rogerio Couto Pereira
5 anos 4 meses atrás

Não sei porque tem paralixo na area.

Clive Hill
Clive Hill
5 anos 4 meses atrás

Um promotor falando isso, será que ele imagina q outra instituição que não seja a POLÍCIA, tem cães, spray de pimenta, balas de borracha e outros itens repressivos indispensáveis aos animais das desorganizadas? Falou besteira legal esse cara aí

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas