Nilton Santos/Onbongo Pro
 Mineirinho estreou com vitória
na etapa de Floripa do WQS.

Caso vença, confirma o título.

Em anos anteriores, o paulista Adriano de Souza não passou nenhuma bateria nas três edições do Onbongo Pro Surfing. Ontem, no entanto, Mineirinho quebrou o tabu conquistando a primeira vitória na sua estréia neste ano na Praia Mole, em Florianópolis (SC). Ele lidera o World Qualifying Series (WQS) com quase 3.000 pontos de vantagem e quer conquistar o título mundial em Santa Catarina, antes das duas etapas que vão fechar a divisão de acesso para o World Championship Tour (WCT) no Havaí.

continua após a publicidade

O único evento nível 6 estrelas da América do Sul também é decisivo para os que estão na briga pelas últimas vagas na lista dos 15 surfistas que vão completar a elite do surfe mundial em 2006. O paranaense Jihad Kohdr venceu mais uma bateria ontem, em boas condições do mar, apresentando ondas de 1,5m a 2,0m na Praia Mole, e entrou nessa relação no lugar do norte-americano Ben Bourgeois, eliminado na estréia, quinta. Ele garante definitivamente a vaga se chegar na grande final do Onbongo, e Adriano de Souza confirma o título mundial do WQS 2005 se vencer o campeonato no domingo, em Florianópolis.

"O mar está bem difícil, a bateria cheia de feras como o Guilherme Herdy, com muitos anos de WCT, então estou feliz de ter conquistado minha primeira vitória nesse evento, mas pena que dois brasileiros perderam e o espanhol passou", falou Mineirinho, lamentando a saída de Herdy e do paulista Renato Galvão, barrados pelo espanhol Iker Fuentes. Ele já deu o primeiro passo para tentar confirmar o título do WQS no Brasil, seu grande objetivo no Onbongo Pro.

Também muito feliz ficou o paranaense Jihad Kohdr, que inaugurou a quarta rodada do Onbongo Pro Surfing conquistando sua segunda vitória na Praia Mole. Com a classificação, ele passou a ocupar a última vaga na lista provisória dos 15 surfistas que estão se classificando para o WCT 2006. "É um sonho que tenho desde criança e a felicidade vai aumentando a cada bateria que passo. Já passei duas, e estou no round de baterias de três atletas, que é mais fácil de competir, o funil está apertando e quero continuar passando as baterias até chegar à final, quando consigo os pontos necessários para entrar no WCT. Há 3 anos estou buscando essa vaga e quero tentar entrar neste para mostrar a nova geração do Brasil, junto com o Mineirinho e o Pedro Henrique, que já estão classificados", falou Jihad, que já está escalado na primeira bateria da quinta fase. O sul-africano Antonio Bortoletto ficou com a segunda vaga nessa bateria e o carioca Yuri Sodré terminou em último, não conseguindo trocar seu pior resultado para atingir os 9.000 pontos que garantem vaga antecipada no WCT 2006.

continua após a publicidade

Outros surfistas que estavam bem próximos da zona de classificação foram eliminados, como os brasileiros Rodrigo Dornelles (RS), o 16.º na lista dos 15, o potiguar Danilo Costa (29.º no WQS) e o cearense Dunga Neto (27.º). Já na relação dos brasileiros que continuam com chances de ingressar nesse grupo no Onbongo estão o carioca Marcelo Trekinho (24.º), o paulista Odirlei Coutinho (33.º) e o alagoano Marcondes Rocha (34.º).