Cerca de 37 mil pessoas de 69 países se inscreveram para serem voluntários na organização da Copa das Confederações, em 2013, e na Copa do Mundo, em 2014, de acordo com o que o Comitê Organizador Local (COL) divulgou nesta quarta-feira.

As inscrições, que podem ser feitas pela internet, foram abertas ontem pela Fifa em cerimônia na cidade de Salvador, que será uma das sedes nas duas competições.

A maioria dos inscritos vem do Brasil. Os estados com maior número de possíveis voluntários são São Paulo (10.955), Rio de Janeiro (6.016) e Minas Gerais (3.652).

 

“Pedimos à população brasileira e a todo mundo, que abraçassem a Copa das Confederações e a Copa do Mundo através do Programa de Voluntários, e isso aconteceu imediatamente no primeiro dia. Estamos muito felizes”, afirmou o craque Ronaldo, membro do Conselho de Administração do COL.

 

Segundo o Comitê Organizador, 80% dos voluntários inscritos querem estar na Copa das Confederações, que será disputada um ano antes, também no Brasil.

“Ter 37 mil inscrições nas primeiras 24 horas, nos permite acreditar que o Programa de Voluntários será um sucesso”, afirmou o gerente de voluntários do COL, Rodrigo Hermida.

As inscrições ficarão abertas por 15 dias, e após serem paralisadas momentaneamente, o Comitê Organizador, dependendo do número de inscritos, avaliará a possibilidade de encerrá-las ou prorrogar o recrutamento por mais tempo.

Uma vez encerrado o prazo, os organizadores irão iniciar o processo de seleção, em que fatores como disponibilidade e idiomas serão fundamentais, para as 7 mil pessoas que serão voluntárias na Copa das Confederações e as 15 mil para a Copa de 2014.