Roma – Com objetivos distintos no Campeonato Italiano Roma e Milan fazem o principal jogo de hoje, às 15h30, na partida que marca a volta do atacante Ronaldo ao Estádio Oímpico, local onde ele rompeu os ligamentos do joelho direito em abril de 2000. ?É uma partida especial para mim. Outro dia brinquei com meus amigos dizendo que em Roma, ou eu faço gols ou me quebro. Desta vez quero marcar?, diz um otimista Ronaldo.

Naquela ocasião, ele defendia a Inter de Milão e entrou no segundo tempo de um jogo contra a Lazio, pela final da Copa da Itália. Recuperado de uma cirurgia sofrida cinco meses antes, ele entrou no segundo tempo e minutos depois, em sua primeira jogada, sofreu nova lesão ao tentar um drible.

Não foi a única decepção vivida pelo Fenômeno no Estádio Olímpico. Em 2002, ainda jogando pela Inter, o brasileiro estava em campo na derrota para a mesma Lazio por 4 a 2, na última rodada do Italiano, que custou a perda do título para a Juventus. Depois de deixar a Inter ele só voltou uma vez ao local, em dezembro de 2004, e deixou um gol na vitória por 3 a 0 do Real Madrid sobre a Roma pela Liga dos Campeões.

Em quinto lugar, com 43 pontos, o Milan não tem mais chance de ser campeão italiano, mas ainda está na luta por uma vaga na próxima Liga dos Campeões. Uma vitória, porém, pode ajudar a rival Inter na briga pelo bicampeonato italiano. Afinal, na prática, a Roma é a única equipe que ainda pode tirar o título do time de Milão – uma tarefa quase impossível, já que está 18 pontos atrás.