As seleções do México e do Panamá ficarão muito perto de garantir lugar no hexagonal final das Eliminatórias norte e centro americanas da Copa do Mundo de 2014, caso vençam Costa Rica e Canadá, respectivamente, nesta sexta-feira.

Os mexicanos lideram o grupo B com seis pontos ganhos, tendo vencido seus dois compromissos até aqui. Os costarriquenhos estão com quatro pontos ganhos na segunda colocação. As duas primeiras colocadas garantem vaga na fase decisiva.

O técnico mexicano, José Manuel de la Torre, garantiu que respeita todos os rivais e não vê este jogo no Estádio Nacional, em San Jose, como uma decisão. “Sabemos que nenhuma vaga é fácil e temos isso em mente. Vamos sempre buscar a vitória em qualquer lugar”, comentou.

Ainda pelo grupo B, Guiana e El Salvador se enfrentam em Georgetown tentando seguir vivas nas Eliminatórias. Com zero e um ponto, respectivamente, as duas seleções ainda não venceram nas duas primeiras rodadas.

No grupo C a situação é parecida, já que a tabela apresenta o Panamá com seis pontos, o Canadá com quatro, Honduras com um e Cuba sem nenhum.

Nesta sexta-feira, os panamenhos buscarão a terceira vitória consecutiva nas Eliminatórias contra os canadenses, em Panama City. Caso vença, a seleção abre vantagem de, pelo menos, cinco pontos para o terceiro colocado da chave, faltando outras três rodadas para o fim da disputa. Cubanos e hondurenhos, por sua vez, se enfrentam em Havana

O grupo A, até aqui, é o mais equilibrado desta fase do torneio de qualificação da América Central e do Norte. A liderança é dos Estados Unidos, com quatro pontos, empatados com a Jamaica, mas com vantagem no saldo de gols. Com um ponto aparecem Guatemala e Antígua e Barbuda.

Nesta terceira rodada, os dois líderes vão medir forças em Kingston, na condição de grandes favoritos para confirmar vaga no hexagonal. Guatemaltecos e antiguanos jogam em Ciudad de Guatemala, tentando se candidatar ao cargo de surpresa da chave.