O técnico Josep Guardiola divulgou nesta sexta-feira a lista de relacionados do Barcelona para a partida deste sábado, contra o Málaga, fora de casa, pela última rodada do Campeonato Espanhol. Com o time focado na final da Liga dos Campeões e campeão nacional por antecipação, o treinador descartou do duelo o astro Messi e outros seis titulares: o goleiro Valdés, os defensores Puyol e Piqué, o meias Xavi e Iniesta e o atacante Villa.

continua após a publicidade

Além dos sete jogadores, o Barcelona não terá o zagueiro argentino Gabriel Milito, que se recupera de lesão. No mesmo dia do jogo contra o Málaga, porém, Messi e os outros poupados terão de treinar em atividade programada para a parte da manhã.

O Barcelona enfrentará o Manchester United na decisão da Liga dos Campeões, no próximo dia 28, no Estádio de Wembley, na Inglaterra. Por isso, Guardiola não quer correr o risco de perder uma de suas estrelas por lesão em um jogo contra o Málaga que não vale mais nada para o time catalão. Porém, o lateral-direito brasileiro Daniel Alves, um dos destaques da equipe nesta temporada, foi relacionado para o confronto do Campeonato Espanhol.

Ao justificar a decisão de poupar titulares, Guardiola destacou que não está desprezando o Málaga, mas sim priorizando a Liga dos Campeões. “Temos a obrigação de pensar na próxima partida, mas é certo que boa parte do trabalho está focado em Londres”, enfatizou o treinador, para depois acrescentar que a chance de jogar uma final europeia não é um fato corriqueiro e pode se tornar raro no futuro.

continua após a publicidade

“Temos que ser conscientes de que se jogamos duas finais em três anos também podemos ficar outros 20 sem disputar outra. Os mais veteranos sabem o que é estar quatro ou cinco temporadas sem ganhar nada. Se não dermos importância a jogar uma final, será uma vantagem para o Manchester United, que, aliás, tem o atrativo adicional de ter perdido a final há duas temporadas”, disse Guardiola, lembrando que o Barcelona derrotou justamente o Manchester na decisão de dois anos atrás, antes de ter caído diante da Inter de Milão na semifinal da edição 2009/2010 da Liga dos Campeões.