enkontra.com
Fechar busca

De Letra

Mesmo sem estrelas em 2013, Atlético conquista vaga na Libertadores

Além do Furacão, em 2013, isso tinha acontecido outras duas vezes

  • Por Luiz Ferraz

Neste ano o Atlético entrou para a seleta lista de times que subiram da Série B e, no ano seguinte, na Primeira Divisão, terminaram entre os quatro primeiros colocados, conquistando assim uma vaga na Libertadores da América. Além do Furacão, em 2013, isso tinha acontecido outras duas vezes: com o Palmeiras, quando ascendeu à Série A em 2004, e com o Grêmio, quando voltou a disputar a elite do futebol brasileiro em 2006.

Depois de ser rebaixado em 2002, o Palmeiras, com uma campanha irretocável na Segundona do ano seguinte, mostrou que voltou ainda mais forte para disputar a Série A. Na Primeira Divisão de 2004, o time do Palestra Itália, com aproveitamento de 57%, terminou a competição nacional na 4.ª colocação e foi o primeiro time a subir da Série B a conquistar a vaga na Libertadores no ano seguinte.

Depois, a história se repetiu no Brasileiro de 2006. Com a sua volta garantida para a Série A na famosa batalha dos Aflitos, na Segunda Divisão de 2005, o Grêmio fez bonito no seu retorno à elite no ano seguinte. Com 58% de rendimento, o tricolor gaúcho sobrou na sua volta à Primeira Divisão, terminou na 3.ª posição e foi direto para a fase de grupos da Libertadores.

Desde 2003, quando o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos, pelo menos um time que subiu para a Primeira Divisão não conseguiu se manter na elite do futebol brasileiro do ano seguinte. Com dificuldades financeiras e com um time modesto e sem grandes estrelas, o Furacão foi além. Apostou no entrosamento e, sobretudo em uma pré-temporada mais alongada para não apenas se manter na Série A, mas garantir sua volta à Libertadores da América.

Os outros times que subiram junto com o Atlético para a Primeira Divisão também não fizeram feio e contrariaram a mística de queda dos times que sobem para a elite. O Goiás e o Vitória, inclusive, disputaram com o Rubro-Negro um posto dentro do G4 do Brasileirão, mas terminaram na 6.ª e na 5.ª posições, respectivamente. O Criciúma, marcado por uma campanha irregular, garantiu a permanência na elite somente na última rodada.

Dos outros anos, o Campeonato Brasileiro de 2008 marcou negativamente o histórico dos times que sobem para a Série A do Brasileirão. Naquele ano, o Ipatinga e a Portuguesa, que ascenderam à Primeira Divisão juntamente com Coritiba e Vitória, em 2007, tiveram os piores aproveitamentos do Brasileirão. Enquanto o time mineiro voltou para a Segunda Divisão sendo o lanterna da competição nacional, a Lusa foi penúltima colocada e não evitou o rebaixamento para a Segundona do ano seguinte.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

16 Comentários em "Mesmo sem estrelas em 2013, Atlético conquista vaga na Libertadores"


Sprech deutsch
Sprech deutsch
5 anos 3 meses atrás

o único sentimento que tenho desse , que nem time posso chamar mais devido a travecagem de filantropia, é pena, nada mais a declarar …

vinicius agua verde
vinicius agua verde
5 anos 3 meses atrás

Metade do time que terminou o ano, nao entrara em campo em janeiro pelo trétis, estão sendo negociados para o delite de empresários e do dono do time, que mete a grana no bolso e não paga nem os pedreiros que ainda estão sem salarios

vinicius agua verde
vinicius agua verde
5 anos 3 meses atrás

Essa eu quero fazer questão de guardar e esfregar no teu focinho daqui um mês, poodle de mamame…

vinicius agua verde
vinicius agua verde
5 anos 3 meses atrás

Time grande ganha títulos e não vive de coadjuvante. t

Gadiego Lôpez
Gadiego Lôpez
5 anos 3 meses atrás

Time grande entra na Libertadores e passa de fase. Ao contrário, os times pequenos quando entram já caem na 1ª fase.

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas