Rio – A Seleção Brasileira feminina de basquete encara a Argentina hoje, às 20h (de Brasília), na estréia da 5.ª Copa América, na República Dominicana. O SporTV 2 e a ESPN Brasil transmitem o jogo ao vivo.

As brasileiras enfrentam na seqüência Porto Rico (amanhã), Canadá (sexta), República Dominicana (sábado) e Cuba (domingo). A competição classifica três países para o 15.º Campeonato Mundial de 2006, que será realizado no Brasil, provavelmente em São Paulo e Rio de Janeiro. O Brasil, por ser o país sede, já tem sua vaga garantida.

Das 12 jogadoras selecionadas pelo técnico Antonio Carlos Barbosa, duas irão fazer sua estréia em competições oficiais pela Seleção Brasileira adulta: a pivô Ísis e a ala Tayara.

"Estou sentindo uma mistura de emoção, ansiedade, euforia e um friozinho em participar da minha primeira competição oficial pelo Brasil, ainda mais estreando numa Copa América. Temos um grupo de um excelente nível e sei que ainda sou uma aprendiz. Por isso, procuro aproveitar todos os momentos para ganhar mais experiência", afirmou Ísis, de 2,02m.

Já a ala Tayara foi convocada para substituir a pivô Mamá, que se contundiu. Ela ficou surpresa com a convocação. "É uma oportunidade disputar uma competição como a Copa América e o meu objetivo é fazer jus à oportunidade que o técnico Barbosa está me dando. Por isso, vou continuar fazendo o máximo nos treinos para quando surgir a hora de entrar no jogo estar bem preparada para o que der e vier", disse Tayara.