continua após a publicidade

Falta muito pouco para a equipe Memorial-Santos comemorar o bicampeonato na Volta Ciclística do Estado de São Paulo, uma das mais importantes da América. Hoje o grupo compete só com uma missão: "proteger" a sua nova estrela, o argentino Jorge Giacinti, líder da competição, em quatro das oito etapas realizadas. "Agora, todo o cuidado é pouco. Vamos colocar toda a equipe escoltando o Giacinti. Temos uma vantagem, mas não podemos nos descuidar. Felizmente, a nossa estratégia deu certo", afirmou o técnico da equipe, Cláudio Diegues.

Na estratégia da equipe, também está prevista uma chegada emocionante na Cidade Universitária, em São Paulo. O escolhido é Armando Camargo, o Piá, outra nova contratação da equipe e especialista em sprint final. Na Copa América, ele estava muito bem colocado para fazer uma chegada forte, mas foi atrapalhado pelo argentino Cristian Leon e acabou sofrendo uma queda faltando poucos metros. "Fiquei muito chateado. Estava bem posicionado e iria para a vitória", disse.

Ontem, foi realizada a etapa, teoricamente, decisiva para o título da volta. Por ser longa, com 215 km entre Ribeirão Preto e Campinas, a prova dava chances a uma reviravolta na classificação, com alguma fuga. Mas a equipe Memorial soube defender bem a posição. Giacinti chegou no pelotão da frente, em 12.º lugar, apenas administrando sua vantagem. Na classificação, ele tem oito segundos sobre o seu compatriota, Matias Médici (Avaí) e 13s sobre o brasileiro Pedro Nicácio (DataRo).

continua após a publicidade

Após outro bom resultado ontem, Giacinti demonstrava felicidade. "As etapas mais longas, mais duras já foram. Só tenho de agradecer meus companheiros da Memorial. Apesar de estarmos começando a competir juntos, o relacionamento está sendo sensacional", finalizou o líder.

Ação social

continua após a publicidade

A Volta de São Paulo deste ano também promoveu campanha de solidariedade a cada chegada de etapa. O público que acompanhou a decisão das etapas pôde doar alimentos a associações carentes de cada sede da competição e, em troca, concorrer a sorteios de bicicletas. Ao todo, foram recebidos mais de 2,5 toneladas de alimentos não perecíveis e, após a etapa final deste domingo, a expectativa é que o número passe das 3 toneladas.

"É uma beleza termos união da cidadania com o esporte. Esperamos que em 2006 possamos ter uma grande integração e atingir altos números, beneficiando a cidade e o esporte", disse a primeira-dama de Ribeirão Preto, Auri Stela Gasparini, na sexta-feira.