Em duelo de brasileiros na chave de duplas em Estocolmo, Marcelo Melo e Bruno Soares venceram André Sá e o argentino Juan Ignacio Chela nesta sexta-feira por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4, e avançaram à semifinal do torneio sueco.

Em busca da vaga na decisão, Melo e Soares vão enfrentar no sábado a dupla cabeça de chave número dois, composta pelo americano Eric Butorac e Jean-Julien Rojer, das Antilhas Holandesas.

Se avançarem, os brasileiros já sabem quem serão os adversários na final: o indiano Rohan Bopanna e o paquistanês Aisam-Ul-Haq Qureshi. A dupla favorita ao título venceu nesta sexta o argentino Juan Martin del Potro e o cipriota Marcos Baghdatis, de virada, por 2/6, 6/2 e 10/8. A vitória garantiu Bopanna e Qureshi no ATP Finals, torneio que reunirá as oito melhores duplas da temporada, em Londres, no final de novembro.

Na chave de simples, o francês Gael Monfils confirmou o favoritismo e despachou o sul-africano Kevin Anderson por duplo 7/5. Na semifinal, ele terá pela frente o canadense Milos Raonic, que eliminou o búlgaro Grigor Dimitrov por 7/5 e 6/4.

A outra semifinal, terá o finlandês Jarkko Nieminen e o americano James Blake. Nieminen derrotou o alemão Tobias Kamke, que furou o qualifying, por 3/6, 7/5 e 6/1. Já Blake não precisou entrar em quadra para avançar no torneio. Seu adversário, o argentino David Nalbandian, sentiu uma lesão no tendão e desistiu da partida.