São Paulo – O capitão Fernando Meligeni convocou, ontem, Gustavo Kuerten, Ricardo Mello, Flávio Saretta, André Sá e o juvenil Raony Carvalho para o confronto contra o Uruguai, em Montevidéu, pelo Grupo II da Zona Americana da Copa Davis, entre os dias 23 e 25. A equipe deve seguir no sábado para o Uruguai, pois a idéia de Meligeni é começar os treinamentos já no domingo e definir o mais rapidamente possível a escalação para os jogos de simples e o de duplas.

O Brasil precisa vencer para garantir classificação para o Grupo I da Zona Americana em 2006. Depois de cair para a Terceira Divisão da Davis em 2004, a equipe brasileira deu início à luta para voltar à elite do tênis mundial em março ao eliminar a Colômbia, em Bogotá. Em julho, passou pelas Antilhas Holandesas, em Joinville (Santa Catarina).

O time uruguaio também já foi definido pelo capitão José Luis Damiani com Marcel Felder, Pablo Cuevas, Martin Vilarrubi e Federico Sansonetti. Os jogos serão em piso de saibro.

Grupo Mundial

A Argentina prepara um time de peso para a disputa das semifinais do Grupo Mundial da Davis contra a Eslováquia, também entre os dias 23 e 25, em Bratislava: Guillermo Coria (8.º do ranking), David Nalbandián (9.º), Mariano Puerta (10.º) e Gastón Gaudio (11.º). O capitão é Alberto Mancini. Vão enfrentar Dominik Hrbaty, Karol Beck, Karol Kucera e Michal Mertinak.

Na outra semifinal, a Rússia vai a Split, na Croácia, sem Marat Safin, que rompeu o ligamento do joelho esquerdo em Wimbledon. O capitão Shamil Tarpischev convocou Dmitry Tursunov, Nikolay Davydenko, Mikhail Youzhny e Igor Andreev. A Croácia terá Ivan Ljubicic, Ivo Karlovic, Sasa Tuksar e Mario Ancic.