A necessidade de ganhar para se manter com chances de entrar direto em Roland Garros parece ter feito bem para a cabeça de Fernando Meligeni. Mesmo pressionado, o brasileiro conseguiu ontem uma de suas maiores vitórias no ano ao arrasar o suíço Michel Kratochvil por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4, na estréia no Masters Series de Miami, nos EUA.

A partida, disputada na quadra 4, teve cerca de uma hora de duração. Na segunda rodada, Fininho encara ninguém menos que o norte-americano James Blake, cabeça-de-chave 21, que foi eliminado por Gustavo Kuerten nas quartas em Indian Wells há menos de uma semana. Os dois tenistas jamais se enfrentaram em torneios da ATP.

A vitória de ontem serviu para que Meligeni pudesse ao menos respirar um pouco mais aliviado. Hoje em 99.º lugar no ranking de entradas, com 385 pontos, o brasileiro sabe que precisa de pelo menos uma boa campanha nos dois próximos torneios de seu calendário para não correr risco de ficar de fora do Grand Slam francês.

Embora já tenha defendido a campanha do ano passado em Miami com o resultado de hoje, Fino pode perder 90 pontos daqui duas semanas, por ter chegado à semifinal de Estoril em 2002.

Se não for bem em Miami ou Casablanca, no Marrocos, sai do grupo dos 120 primeiros e fica de fora da relação dos 104 inscritos na chave do Aberto da França, que será divulgada em 7 de abril. Assim, teria de disputar o quali da competição parisiense ou aguardar um convite dos organizadores para entrar direto no torneio.