Com passagens de sucesso por Internacional e Corinthians, o meia Alex confirmou sua aposentadoria dos gramados. Aos 36 anos, o dono de dois títulos da Copa Libertadores disse estar aberto a “novos caminhos” em sua carreira e admitiu que cogita se tornar técnico no futuro.

continua após a publicidade

“Não estou jogando… Dois anos sem jogar, hoje não vem ninguém [buscar contato]. Até brinquei, às vezes você recebe umas mensagens no Instagram de alguns torcedores, o que é legal”, afirmou o agora ex-jogador em entrevista ao canal SporTV. “Ah, estou aposentado. Está bom, né? Está bem construído, né?”, disse, emocionado.

continua após a publicidade

Dono de uma carreira de sucesso, Alex não entra em campo para um jogo oficial desde dezembro de 2016. A partida foi marcante: decretou o rebaixamento do Inter para a Série B do Campeonato Brasileiro. Dias depois, ele chegou a um acordo para finalizar seu contrato com o clube gaúcho.

continua após a publicidade

Desde então, está em jogar. Chegou a iniciar negociações com outros clubes, mas as conversas não foram adiante. E também não fizera nenhum anúncio oficial sobre sua aposentadoria.

Questionado sobre o seu futuro, Alex admitiu pensar em se tornar treinador. Mas fez uma ressalva: “Dá vontade, mas o preço de ser treinador é muito alto. É um caminho que não tenho pressa. Vou esperar chegar aqueles cabelinhos brancos para o pessoal respeitar um pouco mais”.

Alex iniciou sua carreira no Guarani. De lá, seguiu para o Inter em 2004, quando começou a se destacar nacional e internacionalmente. Nesta primeira passagem pelo clube gaúcho, foi campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes em 2006. Levantou ainda os troféus da Recopa Sul-Americana (2007) e da Copa Sul-Americana (2008). Somando as duas passagens, foram seis títulos de Campeonato Gaúcho.

Após se destacar pelo Inter, ganhou sua primeira chance no futebol internacional. E defendeu as cores do Spartak Moscou entre 2009 e 2011, sem maior brilho. Neste período, chegou a ser chamado para a seleção brasileira, sem sustentar uma sequência de convocações.

Do futebol russo, ele voltou ao Brasil para jogar pelo Corinthians, onde voltou a conquistar um título de Libertadores, em 2012. No ano anterior, participou da conquista do Brasileirão. Em 2012, foi contratado pelo Al-Gharafa, do Catar. E, no ano seguinte, retornou ao País para vestir novamente o uniforme do Inter, onde jogou até 2016.