Medalhista de bronze no Mundial de Tae Kwon Do de 2014, Guilherme Dias está fora dos Jogos Olímpicos do Rio. O garoto, de apenas 23 anos, não compareceu à segunda etapa da seletiva brasileira, realizada neste domingo, em Santos (SP). Pelo Facebook, disse que precisou escolher entre “o sonho e saúde” e pediu desculpas aos técnicos, patrocinadores (incluindo o Governo Federal, uma vez que ele ganha Bolsa Pódio) e aos torcedores.

continua após a publicidade

“Muitos enxergaram a minha decisão como fraqueza e eu compreendo que pensem assim. No entanto, escolher não prosseguir nesta seletiva em busca da vaga olímpica foi a decisão mais corajosa que já tomei em toda minha carreira como atleta”, escreveu Guilherme.

O atleta vinha tendo dificuldades em baixar o peso para até 58kg, tanto que, por não bater esse peso na seletiva para a seleção brasileira do ano passado, acabou ficando fora da equipe e, consequentemente, do Mundial de 2015. De acordo com Guilherme, o esforço para bater o peso em Santos exigiu um stress físico e emocional.

“Conseguiria ter ido para esta seletiva e bater o peso tranquilamente. No entanto, meu desempenho nas lutas talvez não fosse o desejado, principalmente por mim, e quem sabe o esforço prejudicasse minha integridade física. Chega o momento na vida do atleta que o bom senso deve falar mais alto. Infelizmente esse momento chegou junto com uma competição importantíssima”, relatou.

continua após a publicidade

“Resolvi acima de tudo escutar meu coração. Foi por isso que optei por não comparecer à seletiva deste domingo. Quero que saibam que não desisti. Estarei pronto a tentar mais uma vez, se a sorte assim me permitir”, completou Guilherme.

Pelos critérios previamente estipulados pela CBTKD, desta seletiva em Santos saíram três atletas de cada uma das três categorias que o Brasil vai disputar no Rio-2016. Eles se enfrentam em uma última seletiva, sem data nem local definidos. A comissão técnica tem o aval para distribuir mais um convite por categoria, mas a CBTKD já indicou que não pretende se fazer valer dessa brecha no regulamento.

continua após a publicidade

Na categoria de Guilherme, o vencedor desta etapa foi João Miguel Neto, que recentemente foi inocentado por um caso de doping – ele ficou oito meses afastado por conta disso. Também se classificaram Leonardo Moraes e Venilton Teixeira – este, medalhista no Mundial de 2015.

No peso pesado (+80kg) vão disputar a vaga olímpica André Bilia, Maicon Siqueira e Guilherme Feliz. Já entre as mulheres, a briga será entre Rafaela Araújo, Julia Vasconcelos e Talita Djalma na categoria até 57 kg.

O Brasil tem direito a quatro vagas por convite no tae kwon do do Rio-2016. Iris Sing se classificou pelo ranking olímpico na até 49kg, mas, em comum acordo com a CBTKD e o COB, abriu mão dessa vaga. Era melhor ela utilizar a vaga dada por convite ao Brasil porque entraria como cabeça de chave no sorteio da Olimpíada.

A CBTKD, entretanto, assinou um compromisso de que Iris será convocada para disputar a Olimpíada a partir deste convite. Natália Diniz, que venceu Talisca Reis em Santos, deverá ficar como reserva – se Iris fosse à Olimpíada pelo ranking, a reserva seria a sétima do ranking mundial, não uma brasileira.