Medalhista olímpico, o atleta Ji Wallace revelou que é portador do vírus HIV, em uma carta ao site australiano “Star Observer”. Ele é gay e foi bronze no trampolim nos Jogos de Sidney-2000.

continua após a publicidade

Antes dele, o norte-americano Greg Louganis, também atleta de saltos ornamentais e homossexual, falou abertamente sobre sua luta contra o vírus causador da Aids.

Wallace assistiu a uma entrevista com Louganis e se sentiu inspirado a contar sua história. “Também sou um medalhista olímpico vivendo com o HIV”, afirma. Entre 1976 e 1988, Louganis ganhou quatro medalhas de ouro e uma de bronze. Recebeu o diagnóstico de HIV seis meses antes de competir em sua última Olimpíada, em Seul-1988.

Wallace está em Londres para ver a competição de sua modalidade e é convidado de honra da Casa do Orgulho LGBT da Olimpíada de Londres. Ele afirmou que já sofreu muito com atitudes homofóbicas e discriminatórias, mas que hoje recebe apoio de sua família.

continua após a publicidade

Depois da declaração, em sua página no Facebook, Ji agradeceu as muitas mensagens recebidas em apoio. Ele afirmou estar orgulhoso de participar da luta contra o vírus e contra a discriminação em relação aos seus portadores.