Maus resultados do Paraná enfraquecem Ênio Ribeiro

A pífia campanha do Paraná Clube no campeonato paranaense pode representar a gota d?água para a saída do presidente Ênio Ribeiro de Almeida do comando do clube. Após quatro anos no poder, Ênio está muito longe de ser unanimidade e apresenta-se muito desgastado.

A centralização do poder e as recentes campanhas do time, que passou de grande força do Estado para especialistas em brigas contra o rebaixamento, deixaram descontentes a maior parte dos membros do Conselho Administrativo. Por isso, a reunião dos conselheiros na noite de hoje promete ser quente, com grandes possibilidades da efetivação do pedido de afastamento do dirigente, o único presidente reeleito da história do Tricolor.

O presidente do Conselho Deliberativo do clube, José Carlos de Miranda, que assumiu o posto na semana passada, confirmou ontem que a reunião não se limitará apenas à indicação dos dois vice-presidentes de futebol, à pedido do próprio Ênio Ribeiro. “A convocação é direcionada a essa questão, mas debateremos outras questões ligadas à administração do clube. Desde que assumi, tenho recebido algumas ligações de conselheiros, que não escondem o incômodo com alguns pontos do comando”. Nos bastidores, corre a informação de que as correntes contrárias a Ênio vão se manifestar hoje à noite. Para a reunião , foram convocados os 24 conselheiros que se mantêm no clube – cinco pediram afastamento.

No encontro do Conselho Administrativo, também será debatida a reformulação de estatutos do clube e o preenchimento de vagas abertas no conselho. “Uma das primeiras metas a partir de agora é organizar os conselhos”, completa Miranda.

Até Ricardinho não tem garantia

A reunião do Conselho Administrativo também terá uma influência direta no departamento de futebol. Teoricamente, com o término da participação do Paraná Clube no campeonato estadual, o processo de reformulação do elenco do grupo seria antecipado. No entanto, o planejamento para o Brasileirão só começará de fato com a nomeação dos novos vice-presidentes de futebol, hoje à noite.

“Estamos de mãos atadas. Nem a minha permanência está confirmada”, diz o diretor de futebol Ricardo Machado Lima, que é o nome mais cotado para assumir a superintendência do clube.

Incialmente, ele foi contratado para a semana decisiva que precedeu o jogo contra a Portuguesa Londrinense. Mas ainda está no clube essa semana. “Tem que ter alguém aqui para orientar os jogadores.”

Com a nomeação dos vice-presidentes e a definição do nome do superintendente, o nome do novo técnico será definido. No entanto, a avaliação do atual grupo deve ficar a cargo dos profissionais que acompanharam a campanha durante o estadual. Afinal, conhecem o elenco melhor do que ninguém.

Nos bastidores, comenta-se que a guilhotina estará afiada e começará a fazer as próximas vítimas a partir da semana que vem, quando os atletas retornarem da provável folga no Carnaval. No entanto, como a avaliação ainda não foi feita, não se fala em nomes. Mas estima-se que dos 30 atletas do atual elenco, ao menos cinco deixem o clube, justamente para dar espaço aos possíveis reforços que o clube vai trazer para o campeonato brasileiro, com o aval do novo treinador. Do atual elenco, apenas três atletas têm contrato que se encerra nos próximos meses. O lateral-direito George, cujo empréstimo acaba em abril, e o zagueiro Cristiano Ávalos e o volante Sidnei, que têm contrato até julho.

Voltar ao topo