Sensacional!

Mauricio “Shogun” é campeão mundial no UFC 113

Não faz muito tempo que Mauricio Shogun foi descartado como um concorrente ao cinturão após a derrota para Forrest Griffin em 2007. No entanto Mauricio – após duas sérias cirurgias no joelho, três vitórias e uma derrota controvertida para o mesmo adversário desta revanche – é o campeão mundial dos meio-pesados do UFC após nocaute no primeiro round do anteriormente invencível Lyoto Machida, no evento principal do UFC 113 nesta madrugada de domingo, dia das mães.

Sensacional!

É o mínimo que podemos dizer da luta que foi a sensação da noite. Com socos precisos, Shogun aniquilou a estratégia de “bate e sai” de Lyoto, nocauteando o karateca no primeiro round com um gancho de direita, seguido de diretos no “ground and pound”, a tática de golpear o adversário no embate no chão.

Assista ao vídeo com entrevista após a vitória

E com isso o curitibano é o novo detentor do cinturão dos meio-pesados do UFC, organização que detém os contratos com os melhores lutadores de MMA (mixed martial arts) do planeta, em eventos milionários e que passam a substituir a predileção dos fãs de lutas em detrimento da queda de audiência do boxe.

ufc.com
Dia da pesagem de Lyoto Machida e Maurício “Shogun” Rua

Revanche

A luta, na verdade, já se tratava da revanche entre os dois lutadores, após decisão controversa no UFC 104, em Outubro de 2009, em que o paraense venceu por pontos o curitibano. Especialistas no esporte do mundo inteiro divergiram sobre a decisão, e os organizadores do evento decidiram rapidamente promover a luta revanche entre ambos, removendo todas as dúvidas sobre quem é o melhor. Lyoto é especilista em karatê shotokan, invicto nas lutas de MMA, e Mauricio conta com forte proficiência em muay thai e jiu jitsu.

ufc.com
A revanche era esperada por todos os fãs de MMA mundial

E a justiça foi feita.

Em uma estratégia diferente da luta anterior, em que Shogun optou por chutes baixos nas pernas de Lyoto, minando a movimentação do então campeão, nesta a opção clara foi pelos socos. E a estratégia se provou correta: diretos, ganchos e cruzados que derrubaram a estatégia do karateca e garantiram a vitória para o curitibano, o novo campeão mundial.

A luta

A luta começou com muita movimentação por parte do curitibano, que aplicou bons diretos e cruzados no rosto de Lyoto. No decorrer do primeiro round, o karateca ainda conseguiu duas derrubadas (take downs), obrigando Shogun a trabalhar por baixo no chão. Com excelente jiu jitsu, o curitibano conseguiu “raspar” (virar a posição) e levantar para seguir sua estratégia de luta em pé.

E antes de tocar o gongo para o fim do primeiro round, Shogun “trocou” bons golpes com Lyoto, já minado por diretos no rosto, acertando um gancho de direita eficiente na lateral da cabeça e derrubando o oponente. Imediatamente partindo para a luta no chão, Shogun aplicou uma sequência incrível de golpes, nocauteando o até então invencível Lyoto Machida aos 3m35s do round inicial.

O novo campeão agora deverá esperar pelo vencedor da luta entre os bad boys Quinton “Rampage” Jackson (o novo B.A. do filme Esquadrão Classe A e que já perdeu para Shogun no extinto Pride, no Japão) e “Sugar” Rashad Evans. O ganhador será provavelmente o próximo adversário do curitibano ainda esse ano.