Felipe Massa já venceu duas vezes no Brasil. E sonha em encerrar sua participação na Ferrari conquistando a terceira vitória em casa na carreira. Em entrevista coletiva no Autódromo de Interlagos, nesta quinta-feira, o piloto brasileiro, que está de malas prontas para a escuderia Williams, lembrou dos grandes momentos que viveu na equipe italiana, o melhor deles justamente no palco da corrida do próximo domingo.

“Definitivamente o momento mais feliz que tive na Ferrari foi minha primeira vitória em Interlagos, em 2006”, relembrou. Ele ainda venceria mais uma vez, em 2008, quando chegou a ser campeão do Mundial de Pilotos por alguns segundos (até Lewis Hamilton ultrapassar Timo Glock faltando poucos metros para a bandeira final e levar o título). Desde que chegou na equipe, Massa sempre realizou boas corridas em São Paulo. Sua pior colocação foi em 2010, quando terminou na 15.ª colocação, devido a uma roda solta em sua Ferrari que o obrigou a fazer uma para a mais.

“Automobilismo está no sangue do brasileiro. Ayrton Senna dizia que ficava mais feliz com a vitória em casa do que em ser campeão”, lembrou. “Sabemos como é importante a Fórmula 1 para o Brasil. São tantos pilotos e tantas conquistas” disse Massa.

HISTÓRIA – Além das duas vitórias de Felipe Massa, o Brasil chegou ao lugar mais alto do pódio em Interlagos mais sete vezes. A primeira delas foi em 1973, quando Emerson Fittipaldi venceu a prova pilotando sua Lotus. Ele ganharia novamente em 1974, e em 1975 foi a vez de José Carlos Pace chegar em primeiro (Fittipaldi chegaria na segunda colocação).

Os brasileiros só voltariam a comemorar uma vitória em casa na década de 80, com duas conquistas de Nelson Piquet, em 83 e 86. O lendário Ayrton Senna também conquistou a prova duas vezes: 91 e 93.