Londres 2012

Marta faz 2, Cristiane entra para a história olímpica e Brasil goleia

A seleção feminina brasileira de futebol estreou com o pé direito nos Jogos de Londres nesta quarta-feira, ao vencer Camarões, por 5 a 0, pelo grupo E da competição, no Estádio Millenium, em Cardiff, em partida na qual a atacante Cristiane setornou a maior artilheira da história do torneio olímpico.

Além de Cristiane, Marta marcou duas vezes e se igualou a americana Morgan, na artilharia da competição. Os outros gols foram anotados por Francielle e Renata Costa.

Pouco antes das brasileiras entrarem em campo, as outras integrantes do grupo E, Grã Bretanha e Nova Zelândia estrearam no mesmo estádio, com vitória das donas da casa, por 1 a 0, com gol de Stephanie Houghton.

Desde o início, a seleção comandada por Jorge Barcellos partiupara cima, buscando a liderança da chave. E logo na primeirafinalização, aos seis minutos, as brasileiras abriram o placar comFrancielle, cobrando falta.

A pressão surtiu efeito e três minutos depois veio o segundo gol.Francielle cobrou escanteio na medida, para Renata Costa subir maisalto que a zaga camaronesa e estufar as redes da goleira Ngo Ndom.

Depois do gol, as brasileiras seguiram dominando, mas reduziram oímpeto, levando pouco perigo as adversárias. Aos 25 minutos dosegundo tempo, Marta recebeu na área e foi derrubada por Ngo Ndom. Aprópria camisa 10 foi para a bola e marcou o terceiro.

Aos 33, em um contra-ataque fulminante, Cristiane entrou para ahistória dos Jogos. A atacante recebeu na entrada da área, partiu emvelocidade, driblou a goleira camaronesa e tocou para as redes. Ogol foi seu 11º em torneios olímpicos, que a tornou a maiorartilheira da competição.

Faltando três minutos para o fim do tempo regulamentar, aatacante, que entrou no intervalo, voltou a brilhar. Cristianedriblou Ngo Ndom e cruzou para trás, deixando Marta de frente para ogol aberto. A estrela brasileira só precisou escorar, para fazer oquinto do Brasil, fechando o placar.

Depois da vitória na estreia, as brasileiras encaram no próximosábado, às 10h30 (horário de Brasília) a seleção neozelandesa,também em Cardiff.

Voltar ao topo