Não me lembro a primeira vez que vi Marinho em campo, mas lembro muito bem da maneira qualificada e dedicada que jogava. Em 1980, com a camisa do Colorado, no polêmico titulo dividido com o Cascavel, nos títulos do Pinheiros em 1984 e 1987. Era um verdadeiro craque que comandava o meio-campo dos times por onde passou.

continua após a publicidade

Depois de vê-lo em campo, imaginava na pelada que poderia fazer o que ele fazia com a bola nos pés, inclinava o corpo para o lado e tentava fazer os tradicionais lançamentos de Marinho (claro, nunca consegui).

Em todos os times por onde passou foi o grande líder em campo – e fora dele, ajudando a revelar grandes talentos. Um jogador moderno que armava jogadas geniais e desarmava os adversários com muita qualidade, um meia que qualquer time do mundo gostaria de ter. Tinha uma visão de jogo acima da média e um respeito enorme dos seus companheiros. Em campo, o que o pequeno Marinho ordenava os gigantes do seu time obedeciam.

Marinho da Rocha é curitibano, nascido na Vila Isabel, onde começou a jogar nos times do bairro. Em 1967 foi para o Britânia levado pelo professor Sisíco (atualmente no Coritiba), que viu no garoto de 16 anos que atuava pelo Primavera qualidades de um grande craque.

continua após a publicidade

Em 1970 saiu do Britânia para servir o Exército. Nesta época teve uma grande decepção: foi chamado para jogar no Santos, porém seus pais não o deixaram sair de Curitiba, o que fez o garoto quase desistir do futebol. Ganhou o futebol paranaense, pois em 1974 Marinho resolveu voltar a atuar profissionalmente após ser convencido por Geraldino a fazer um teste no Colorado, assinou contrato com Hélio Alves e o resto da história todos sabem.

Ganhou por oito vezes a Corujinha de Ouro, sete Chuteiras de Ouro e foi seis vezes o Craque do Ano do Futebol Paranaense. Além de campeão pelo Colorado em 80 e vice em 74 e 83, e campeão pelo Pinheiros em 1984 e 87 e vice em 85, 86 e 88. Por onde passou fez amigos, ensinou o caminho do bom futebol, guerreiro, leal e ensinou muitos garotos que com humildade pode se chegar longe, muitos surgiram ao lado de Marinho e foram ajudados por ele, muitos o veneram como o grande responsável pelo seu sucesso profissional.

continua após a publicidade

Hoje temos a obrigação de estender a mão e agradecer Marinho da Rocha por ter ensinado tudo isso a muitas gerações.

* Marcelo Ortiz é narrador e chefe da equipe Tribuna 98.