A jovem tenista colombiana Mariana Duque fez a festa da torcida local, neste domingo, ao levar o título do Torneio de Bogotá, na Colômbia. Com apenas 20 anos, ela surpreendeu na decisão a quinta favorita alemã Angelique Kerber por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3.

Esta foi a primeira vez que a jovem tenista, finalista do torneio juvenil de Roland Garros em 2007, conquistou uma competição da WTA. E a última vez que uma colombiana venceu o Torneio de Bogotá foi em 2004, com Fabiola Zuluaga.

Apenas a 143.ª do ranking da WTA, Duque teve uma semana surpreendente. Antes de enfrentar Kerber, a colombiana já havia superado a checa Klara Zakapalova, sétima favorita, e a espanhola Arantxa Parra Santoja, oitava cabeça de chave.

Mesmo atuando diante de adversárias mais experientes, ela cedeu apenas um set na competição. Foi exatamente na primeira rodada, contra a húngara Greta Arn, a adversária de ranking mais baixo que enfrentou (234).

“Incrível, não posso acreditar. Foi uma semana maravilhosa, me sinto caminhando nas nuvens”, afirmou a colombiana, aclamada por mais de dois mil torcedores.