O gaúcho Marcos Daniel, de 30 anos, voltou a ser o número 1 do tênis brasileiro. No ranking desta segunda-feira (21), ele aparece como 77º da ATP, três posições à frente de Thomaz Bellucci, de 20 anos, líder do País até a semana passada.

Daniel ganhou duas posições graças à vitória na primeira rodada no ATP de Umag, quando venceu o argentino Carlos Berlocq. Já Bellucci, que caiu na estréia do Torneio de Indianápolis, diante do colombiano Alejandro Falla, não conseguiu defender os 35 pontos conquistados pela final do Challenger de Cuenca, em 2007. O paulista despencou oito posições e agora é o 80º.

No topo do ranking, o líder Roger Federer viu sua diferença para Rafael Nadal subir de 545 para 770 pontos. O espanhol perdeu nesta semana os 225 pontos que defendia pelo título de Stuttgart que não disputou neste ano. Nesta semana, os dois jogam o Masters Series de Toronto, e podem se enfrentar na final.

A nova lista não mostra mudanças entre os dez primeiros colocados. O destaque no top 20 é a ascensão do espanhol Fernando Verdasco, campeão em Umag, na Croácia, que subiu de 15º para 11º, alcançando sua melhor posição na carreira. Verdasco será o adversário de Thomaz Bellucci na primeira rodada em Toronto.

O argentino Juan Martin Del Potro foi quem mais subiu entre os 50 primeiros da lista. Com o título de Kitzbuehel, seu segundo consecutivo, o tenista de apenas 19 anos chegou à 25ª colocação.