Londres – Numa disputa emocionante, o atleta queniano Martin Lei conquistou neste domingo sua segunda vitória na Maratona de Londres. Ele marcou o tempo de 2h7min41s, apenas três segundos à frente do marroquino Abderrahim Goumri, a quem bateu no sprint final. O brasileiro Marílson dos Santos chegou na oitava posição.

Marílson conseguiu acompanhar os líderes de perto durante boa parte da prova, num pelotão que tinha ainda o queniano Paul Tergat, recordista mundial da maratona, que chegou em sexto, e o italiano Stefano Baldani, campeão olímpico em Atenas, em 2004. Mesmo sem conseguir manter o ritmo, Marílson fez sua melhor maratona da vida, onze segundos mais rápido do que o tempo obtido no ano passado, quando venceu a Maratona de Nova York.

Feminino

A chinesa Chunxiu Zhou, de 28 anos, venceu a prova feminina da Maratona de Londres com o tempo de 2h20min38s, na frente da etíope Gete Wami e da romena Constantina Tomescu-Dita.

Zhou, que chegou à competição com uma marca pessoal de 2h19min51s, conseguiu com sua vitória uma boa dose de moral para a Maratona Olímpica de Pequim 2008, onde confia em vencer sob os olhares de seus compatriotas. Atual campeã dos Jogos Asiáticos, Zhou se tornou conhecida mundialmente em 2005, ao correr quatro maratonas abaixo de 2h30min.