Maratona de Curitiba com participação recorde

A Maratona de Curitiba acontece hoje em um momento de ?virada? do evento. Reconhecida como uma das maiores provas do continente e com número recorde de participantes, a maratona pode solidificar a presença da capital paranaense no calendário internacional de atletismo.

Para isso, os organizadores montaram um esquema especial – de um lado, estrutura gigantesca para atender o público e os atletas; de outro, um percurso que passa por 27 bairros e mostra Curitiba quase inteira, reforçando o turismo.

A corrida começa às 7h30, e vai agitar a cidade, com várias ruas sendo parcialmente ou totalmente bloqueadas pela manhã para a passagem dos atletas. Agentes da Diretran estarão em 52 vias (ao todo, 277 cruzamentos) em bloqueios que podem durar até oito horas – as informações completas estão no site oficial da Prefeitura de Curitiba, www.curitiba.pr.gov.br. ?A orientação aos motoristas é programar bem o itinerário antes de sair de casa, e também a sugestão de assistir e prestigiar um dos maiores eventos do ano na nossa cidade?, afirma a diretora de trânsito, Rosângela Battistella.

Na parte técnica, a expectativa é de uma prova mais equilibrada dos últimos anos. Estão confirmados na Maratona de Curitiba a queniana Jaqueline Chebor, vencedora da maratona de São Paulo, e o queniano Chalers Korin, vencedor da Maratona das Águas. Entre os brasileiros, destaques para os vencedores do ano passado -Adriano Bastos e Rosa Barbosa. E o retorno de José Gutemberg, recordista da prova com o tempo de 2h17min57s, obtido na prova de 2004.

Para permitir que os atletas façam a prova sem problemas, e que o público acompanhe tranqüilamente, a Prefeitura reforçará o patrulhamento preventivo com a Guarda Municipal. Estarão nas ruas 276 guardas em 181 pontos do percurso da maratona orientando e organizando o trânsito. Eles usarão 21 motocicletas, dezesseis automóveis, dez bicicletas, um microônibus e dois utilitários. Indiretamente, eles ajudarão dez companheiros da Guarda, que vão disputar a prova. No percurso, a reposição será garantida pelos voluntários, que distribuirão 11.600 bananas, 4.900 maçãs, 5 mil garrafas de meio litro de bebida isotônica e 76.800 copos de água. Vários fisioterapeutas foram convocados para auxiliar os atletas em toda a prova.

Tudo para que não haja falhas na corrida, e que em 2008 ela ganhe ainda mais em importância – este ano foi batido o recorde de inscrições, 4.296. E, quem sabe, a Maratona de Curitiba seja em curto período a mais importante do País.

Voltar ao topo