No próximo mês os bichos vão estar soltos no Pará, quando acontecerá a quarta Maratona da Selva, na Floresta Nacional do Tapajós (município de Santarém), do dia 7 a 16 de outubro.

Organizada pela empresa inglesa Jungle Marathon Ltda, a Maratona da Selva é uma competição de auto-suficiência, que pode ser feita individualmente ou em equipes de quatro ou mais pessoas. Os participantes levam sua própria alimentação e equipamentos, como rede de dormir, mosquiteiro, primeiros-socorros.

A organização oferece apenas água. Cerca de oitenta atletas de diversos países irão percorrer o trajeto de 200 quilômetros, divididos em seis etapas com postos de inspeção distribuídos a cada seis quilômetros, onde os atletas são monitorados por equipe médica e reabastecidos com água. A etapa mais longa tem 80 quilômetros e parte do percurso deverá ser feita à noite.

Ao final de cada etapa os atletas dividirão um acampamento previamente construído pelos comunitários, com apoio do Corpo de Bombeiros. Enquanto uns descansam, outros, usando a internet, alimentam seus blogs, sites e se comunicar com seus familiares.

Os organizadores do evento alertam aos participantes que, mesmo não sendo necessário ter experiência com a floresta, é fundamental estar em boa forma e ser determinado: um corpo em forma é necessário para percorrê-la; entretanto, uma mente forte é fundamental para concluí-la.

A Floresta Nacional do Tapajós é considerada uma das mais belas unidades de conservação brasileira por suas comunidades, biodiversidades e beleza cênica. São quase 600 mil hectares de reserva cercada por floresta densa e as águas do Rio Tapajós, um dos mais bonitos do mundo.

Informações: info@junglemarathon.com.