O meia Kaká, do Real Madrid, é a maior novidade da lista de 23 jogadores convocados pelo treinador Mano Menezes para os amistosos da seleção brasileira contra o Iraque, em 11 de outubro, em Malmö, na Suécia, e contra o Japão, no dia 16, em Wroclaw, na Polônia.

O goleiro Victor, do Atlético-MG, também volta à seleção. Campeão brasileiro com o Corinthians em 2011, o zagueiro Leandro Castán, da Roma, terá a chance de estrear com a camisa verde e amarela.

Nenhum clube brasileiro teve mais de um atleta convocado, para que não sejam causados maiores prejuízos na reta final da Série A.

Kaká já havia sido chamado por Mano para os amistosos contra Gabão e Egito, em novembro de 2011, mas não jogou devido a uma lesão muscular.

Sua última partida pela seleção foi a derrota contra a Holanda, por 2 a 1, nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010.

Premiado pela Fifa como o melhor jogador de 2007, ele tem sofrido com lesões de joelho e musculares desde então.

A última data do ano reservada pela Fifa para amistosos é 14 de novembro.

CONFIRA A LISTA DE CONVOCADOS:

Goleiros: Diego Alves (Valencia-ESP), Jefferson (Botafogo) e Victor (Atlético-MG);

Zagueiros: Thiago Silva (PSG-FRA), David Luiz (Chelsea-ING), Dedé (Vasco) e Leandro Castán (Roma-ITA);

Laterais: Daniel Alves (Barcelona-ESP), Adriano (Barcelona-ESP), Marcelo (Real Madrid-ESP) e Alex Sandro (Porto-POR);

Meio-campistas: Sandro (Tottenham-ING), Fernando (Grêmio), Ramires (Chelsea-ING), Paulinho (Corinthians), Kaká (Real Madrid-ESP), Thiago Neves (Fluminense), Giuliano (Dnipro-UCR), Lucas (São Paulo) e Oscar (Chelsea-ING);

Atacantes: Neymar (Santos), Leandro Damião (Internacional) e Hulk (Zenit-RUS).