O Manchester United parece mesmo disposto a envergonhar sua torcida nesta temporada europeia. Jogando em casa, em Old Trafford, o time de Alex Ferguson foi derrotado nesta quinta-feira pelo Athletic de Bilbao, por 3 a 2, e pôs em sério risco a sua classificação para as quartas de final da Liga Europa.

Eliminado na primeira fase da Liga dos Campeões, o Manchester teve que se contentar em brigar pelo título inédito da Liga Europa. Alex Ferguson prometeu que o time disputaria a competição com total disposição, mas não é o que tem acontecido. Já nas oitavas de final a equipe inglesa sofreu para eliminar o Ajax, tendo perdido o jogo de volta, em casa.

Nesta quinta, o Manchester chegou a ver o time basco abrir 3 a 1 no placar, mas conseguiu descontar de pênalti, já nos acréscimos. Agora vai ter que vencer por dois gols de diferença em Bilbao, na quinta-feira que vem. O Athletic se classifica mesmo se perder por 1 a 0 ou 2 a 1 em casa.

Chegou a parecer que a vitória iria fácil para o Manchester United. Aos 22 minutos, Chicharito bateu cruzado, Iraizoz deu rebote e Rooney marcou. O empate veio só aos 44, com Llorente marcando de cabeça, após cruzamento de Susaeta.

Mesmo com o Manchester usando seu time titular, só dava Bilbao, que virou aos 26 do segundo tempo. De Marcos foi quem marcou. Para piorar, aos 44, De Gea falhou e Muniain fez 3 a 1, calando Old Trafford. Menos mal para o time da casa que, logo em seguida, Martínez cortou com a mão um cruzamento na área basca. Rooney bateu o pênalti e descontou.

Com mais esta derrota, o Manchester United chega a uma marca que parecia impossível diante da trajetória recente da equipe, finalista de três das quatro últimas edições da Liga dos Campeões. Jogando em casa por competições europeias nesta temporada, a equipe inglesa perdeu duas vezes, empatou duas e só venceu o romeno Otelul Galati.

MAIS JOGOS – Também nesta quinta-feira, o Valencia mostrou sua força em casa. No Mestalla, chegou a abrir 4 a 0 sobre o PSV, na partida de ida das quartas de final da Liga Europa, mas acabou permitindo dois gols dos holandeses no fim e teve que se contentar com o 4 a 2.

Soldado, que deve estar com a Espanha na Eurocopa, marcou dois gols, um deles de pênalti e o outro, o segundo da equipe, logo no minuto seguinte a Ruiz abrir o placar, isso aos 12 do primeiro tempo. Piatti também marcou pelo time espanhol, que teve Jonas passando em branco. Quase no fim, aos 38 e aos 44 minutos, o PSV descontou, com Wijnaldum e Toivonen.

Na Bélgica, o Standard Liège ficou apenas no empate em 2 a 2 com o Hannover e agora vai ter que vencer na Alemanha. Já o Twente fez o dever de casa e venceu outro alemão, o Schalke 04, por 1 a 0, na Holanda.