O Manchester City está muito preocupado com o risco de não poder jogar a Liga dos Campeões da Europa. Investigado sobre suposto desrespeito ao fair play financeiro imposto pela Uefa e fraudes fiscais em balanços anuais, a direção do time inglês resolveu se antecipar a qualquer problema e entrou com uma apelação contra a entidade na CAS (Corte Arbitral do Esporte, na sigla em inglês) para tentar não ser excluído da principal competição de clubes do continente.

continua após a publicidade

“Registramos um pedido do Manchester City contra decisões da Comissão de Controle Financeiro dos Clubes da Uefa por alegado descumprimento do licenciamento e violação das regras de fair-play financeiro”, confirmou a CAS, que tem sede em Lausanne, na Suíça, em um comunicado oficial emitido nesta quinta-feira. O tribunal informou ainda que vai iniciar a apreciação do pedido com a formação de um painel, mas não confirmou qualquer data para anunciar uma decisão.

continua após a publicidade

O atual bicampeão do Campeonato Inglês, que nesta temporada também conquistou os títulos da Copa da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa, já teve problemas por desrespeito ao fair-play financeiro, mas não aceita que as atuais acusações devam ser analisadas e julgadas pela Comissão de Controle Financeiro da Uefa.

continua após a publicidade

A investigação começou após o jornal alemão Der Spiegel ter publicado uma série de troca de comunicação interna e documentos do clube, segundo os quais o Manchester City estaria enganando a Uefa há vários anos apresentando contas supervalorizadas para esconder os prejuízos e cumprir com os regulamentos que limitam gastos com transferências e salários.

O painel de investigadores da Uefa, que é chefiado pelo ex-ministro da Bélgica Yves Leterme, deve propor que o Manchester City seja banido da Liga dos Campeões por ao menos uma temporada. No entanto, ainda não está decidido se teria que cumprir o gancho já na edição de 2019/2020, cujos jogos das fases preliminares começarão no final deste mês, ou se apenas na temporada 2020/2021.