Mais uma temporada de equilíbrio na Stock V8

São Paulo – Prestes a iniciar sua 29.ª temporada, com o nome de Copa Nextel Stock Car 2007, a principal categoria do automobilismo nacional tem pela frente um grande desafio: manter sua força e competitividade.

Com seis pilotos disputando o título de 2006 na última etapa, em São Paulo, fruto da implantação do playoff e do fortalecimento das equipes, com provas muito equilibradas e boa presença de público, a Stock consolidou sua condição de uma das melhores disputas de turismo do mundo. Agora, com a Peugeot ao lado de Chevrolet, Mitsubishi e Volkswagen, a Stock V8 pretende, pelo menos, manter as conquistas obtidas até aqui.

Para o sul-mato-grossense Hoover Orsi, terceiro colocado em 2006, a categoria deve ficar cada vez mais competitiva. ?Ela deve crescer ainda mais em razão do maior profissionalismo de todos os segmentos. As diferenças entre as equipes estão diminuindo a cada dia, tornando a briga por uma vitória cada vez mais dura, bem como o título. Mas isso é bom para todos e quem ganha é o público, que poderá ver provas melhores a cada ano?, explica o piloto da equipe Red Bull, que na semana passada viajou para a Áustria para treinos físicos na sede do patrocinador ao lado do companheiro Daniel Serra.

Orsi lembra ainda que a chegada dos pilotos vindos da Stock Light também vai contribuir para isso. ?É bom haver essa renovação e, pela primeira vez, os destaques da Light subirão em grandes equipes, o que facilitará a adaptação à nova categoria. Além disso, eles entrarão na briga com reais chances de vencer as etapas e também brigar pelo título da Stock V8?, completa o piloto.

Um dos grandes nomes de 2006, conseguindo levar sozinho sua equipe ao vice-campeonato, Ingo Hoffmann acha que o ano vai ser mais uma vez forte. ?Deve se repetir o que aconteceu no ano passado, pois o playoff garante que certo número de pilotos possa brigar pelo título em condições praticamente iguais?, explica o maior campeão da categoria, com 12 títulos conquistados ao longo dos 28 anos de existência da Stock Car. ?Aliás, se tivesse entrado na segunda fase seria o campeão, pois fui o melhor do playoff?, completa.

Apesar da máxima que diz que ?em time que está ganhando não se mexe?, a Stock Car vem para a temporada 2007 com várias novidades. São elas a utilização do ?nitro? para auxiliar nas ultrapassagens, a diminuição do grid para 38 carros e a própria entrada da Peugeot, que provocará uma nova divisão de pilotos e equipes pelas marcas.

?O playoff foi implantado para proporcionar maior competitividade e o resultado alcançado atendeu perfeitamente às expectativas. Agora teremos outras novidades para manter a categoria em evolução. O primeiro objetivo é fazer uma distribuição igual das marcas, com todas elas contando com pilotos e equipes competitivos?, explica Carlos Col, organizador da Stock Car.

Voltar ao topo