Das pranchetas do mesmo engenheiro que projetou a Kyocera Arena, está surgindo em meio à Floresta Amazônica um dos prováveis cenários da Copa do Mundo de 2014. Amanhã, em Rio Branco, no Acre, será inaugurada a Arena da Floresta, estádio com capacidade inicial para 20 mil pessoas e que já surge como um dos candidatos para abrigar o Mundial.
O responsável pela construção da arena acreana é o engenheiro Luiz Volpato. Com a experiência adquirida desde a elaboração do estádio do Atlético, ele se tornou um dos principais especialistas em arenas esportivas do Brasil.
?Já faz 12 anos que corro atrás dos estádios por aí. Começou com o Atlético e segui em frente, aplicando coisas que conheci em vários lugares do mundo?, afirma o engenheiro.
O novo estádio do Rio Branco, assim como o de Joinville, seguem o mesmo conceito aplicado na casa do Furacão. ?Não é um projeto igual ao do Atlético, mas a idéia também é aproveitar ao máximo o espaço necessário para um estádio de futebol?, explica Volpato.
O projeto já prevê a ampliação da Arena da Floresta para 40 mil pessoas numa segunda etapa. O jogo inaugural, amanhã, será entre a Seleção Brasileira sub-20 e o Rio Branco. Na próxima sexta-feira, dia 22, um show da dupla Zezé di Camargo e Luciano deve levar 35 mil fãs ao estádio.
A arena, que será aberta neste domingo, é a terceira projetada por Volpato, após a da Baixada e a de Joinville. ?Isso fora os diversos estudos, como os que eu fiz para o Mineirão e para o Corinthians, que ainda não saíram do papel?, revela o engenheiro.
Volpato prefere não revelar em que outros projetos está envolvido no momento. ?Isso é sempre um assunto muito delicado. Só posso falar depois que já estiver tudo certo?, afirma. Porém, de Porto Alegre, vem a notícia de que ele é o responsável pelos estudos do novo estádio do Grêmio.
Por fora
Enquanto projeta vários estádios Brasil afora, Volpato diz que não está participando dos planos de conclusão da Kyocera Arena. ?Fiz um estudo a pedido do Atlético no ano passado. Agora, não sei qual é o rumo que o clube vai tomar?, afirma.
O estudo de Volpato é um dos quatro que estão sendo analisados pela diretoria do Atlético, que teve que modificar o projeto inicial.
A Arena foi projetada de maneira completa. Mas eles decidiram ampliar as arquibancadas que ficarão no terreno que era do colégio?, explica. A mudança é necessária para que o estádio atinja a capacidade de 40 mil pessoas.
Impulso ao futebol acreano
Com a construção da Arena da Floresta, o governo do Acre quer dar um novo impulso ao futebol do estado, que vive na obscuridade no cenário nacional. O mais tradicional clube acreano é o Rio Branco Futebol Clube, que tem 21 títulos estaduais.
Apesar do amplo domínio regional, o clube jamais disputou a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Este ano, a hegemonia do Rio Branco foi quebrada pelo novato Adesg, que faturou o estadual e representou
o estado, sem sucesso, na Série C, sendo eliminado na primeira fase.
O Adesg também será o único representante do Acre na Copa do Brasil de 2007. O adversário na primeira fase será o Fluminense, garantia de grande público na nova arena.