Mais um ?round? na decisão da Copa Nextel Stock Car

Fernanda Freixosa/Reunion Press
Rodrigo Sperafico é o único representante do Paraná no playoff da Copa Nextel Stock Car.

Viamão – Com a realização dos treinos livres, começa hoje a programação oficial da décima etapa da Copa Nextel Stock Car, a segunda válida pelo playoff – que apontará o campeão da temporada 2007.

A liderança da competição é de Cacá Bueno, com 252 pontos, seguido por Thiago Camilo, com 237, e Ricardo Maurício, com 221.

Pelo segundo ano consecutivo, a principal categoria do automobilismo nacional corre no circuito localizado em Viamão, na Grande Porto Alegre. Considerado o circuito misto mais veloz do Brasil, com 3,016 km de extensão, é também um dos mais críticos em relação à segurança, em razão das poucas áreas de escape em algumas das curvas de alta. É neste cenário que acontecerá a segunda prova válida pelo playoff, que reúne os dez mais bem colocados até a oitava etapa.

De acordo com experientes pilotos da categoria, a pista de Tarumã exige coragem e confiança dos pilotos em várias curvas de alta velocidade. ?Tarumã representa um grande desafio para os pilotos, graças as suas curvas de alta velocidade. Mas é justamente nestes pontos onde faltam áreas de escape, o que torna este circuito o mais perigoso da temporada?, comenta Luciano Burti.

A opinião também é compartilhada por Thiago Marques, companheiro de equipe do ex-piloto da F-1 na Cimed Racing. ?Sem dúvida o circuito tem pontos críticos, mas gosto muito desta pista?, disse o paranaense, que no ano passado conquistou um lugar na Super Pole e chegou em sexto lugar, sendo um dos destaques da corrida. Já o também paranaense Rodrigo Sperafico (ver matéria), único local no playoff, tem a seguinte opinião: ?Apesar de a pista ser um pouco perigosa, acredito que teremos um carro bem acertado para o traçado. Vou buscar uma boa colocação no treino e na prova?, finalizou.

Exemplo

A espetacular virada de Kimi Raikkonen na última etapa da Fórmula 1 está servindo como exemplo para Ricardo Maurício, terceiro colocado nos playoffs da Stock Car. ?A Fórmula 1 mostrou que nada termina na véspera. Todos viram o que aconteceu. Minha diferença para o Cacá Bueno subiu de seis para 31 pontos depois da prova de Buenos Aires, mas ainda há muita coisa em jogo. Só disputamos uma prova da fase final?, lembra Maurício.

Agenda

Equipes e pilotos trabalharão para ajustar os carros nas duas sessões livres previstas no Autódromo Internacional de Tarumã, às 9h15 e 13h30, ambas com 90 minutos e máximo de 28 voltas. Amanhã será realizado o classificatório da Stock V8, a partir das 10h35. A Superclassificação, que apontará o pole position, começa às 12h40. Domingo, a corrida da Copa começará às 11h.

Rodrigo Sperafico pensa no ?top 3?

Viamão – Rodrigo Sperafico quer sair de Tarumã entre os três primeiros colocados na classificação do campeonato. A meta é terminar entre os cinco primeiros colocados para aproximar-se do líder Cacá Bueno. ?Terminando entre os cinco primeiros, temos condições de subir até a vice-liderança, dependendo do resultado do Thiago Camilo. Quanto ao Cacá Bueno, só temos condições de diminuir a diferença de pontos?, afirma.

Rodrigo Sperafico ocupa a sexta colocação na classificação do campeonato, com 217 pontos (ver acima) e diz que todo cuidado é pouco na pista de Tarumã. ?É um circuito perigoso que poderá ter muitas bandeiras amarelas e até intervenção do safety car. Não se envolver em acidentes é primordial para quem quer chegar na frente?, finaliza Rodrigo.

O paranaense está confiante, e acredita que o título é possível. ?Acho que a sexta posição conquistada em Buenos Aires foi um bom começo de playoff, mas agora vamos procurar melhorar. Nessas três provas restantes buscaremos deixar o carro um pouco mais veloz. De maneira geral, acho que estamos bem mais perto na disputa pelo título?, comentou.

Voltar ao topo