Mais sete seleções conseguiram carimbar o passaporte para a Copa 2014. Com as últimas rodadas das fases de classificação direta encerrada ontem na Europa e nas Américas, Espanha, Bósnia-Herzegovina, Rússia, Inglaterra, Chile, Equador e Honduras confirmaram presença no Brasil em busca do título maior do futebol.

Na Europa, nenhuma surpresa considerando as campanhas apresentadas. A Espanha fez 2 x 0 na Geórgia e vai defender o título conquistado na África do Sul. Já a Bósnia-Herzegovina estreia em Mundiais após ter se qualificado com o triunfo sobre a Lituânia por 1 x 0, gerando a maior festa em Sarajevo. Por sua vez, a Rússia precisou de um empate por 1 x 1 com o Azerbaijão para carimbar o passaporte enquanto a Inglaterra não deu chance para a Polônia, venceu por 2 x 0 e também vem ao Brasil. O Velho Continente ainda tem quatro vagas a serem definidas na repescagem com confrontos a serem definidos em sorteio. Estão no páreo ainda Croácia, França, Portugal, Grécia, Suécia, Romênia, Ucrânia e Islândia.

Na América do Sul, o Chile venceu o Equador por 2 x 1 e mesmo assim as duas seleções se garantiram no Mundial. O Uruguai, mesmo tendo vencido a Argentina por 3 x 2, vai ter que tentar a vaga via repescagem. Já na América do Norte, Central e Caribe, Honduras empatou com a Jamaica por 2 x 2 e ficou com a terceira vaga na região. Ao mesmo tempo, mesmo perdendo para a Costa Rica por 2 x 1, o México vai à repescagem graças à vitória dos Estados Unidos sobre o Panamá por 3 x 2, fora de casa.