O técnico Vanderlei Luxemburgo elogiou a atuação do Palmeiras na vitória por 2 a 0 sobre a LDU, nesta terça-feira, que manteve a equipe viva na Libertadores, e reclamou da excessiva cobrança que, avalia, existe sobre seu trabalho. “Quando me contratam, exigem que eu ganhe até cuspe à distância”, afirmou o treinador. “Mas esse grupo está de parabéns. O mais importante é que estamos no caminho certo.”

Luxemburgo disse que essa mesma cobrança acontece sobre o atacante Keirrison – disse que os dois são “reféns do sucesso”. Mas o camisa 9 não escapou de uma alfinetada. “Keirrison tem de responder por que não está fazendo gol”, declarou. Nesta terça, ele se movimentou mais que nos últimos jogos e criou chances de gol, mas falhou na hora da conclusão.

A metralhadora giratória do treinador passou ainda pelo atacante Marquinhos, que entrou como ala-direita e vinha tendo boa atuação até receber o cartão vermelho numa troca de agressões com Bolaños. “Ele entrou bem, mas a expulsão foi merecida, porque revidou num lance que não tinha que revidar”, disse o técnico.

Diego Souza também não escapou. Depois de toda a confusão com o zagueiro santista Domingos no último sábado, o meia fez um golaço de falta e extravasou na comemoração, jogando longe a camisa e batendo no peito, mostrando que raça nunca vai lhe faltar. A torcida foi ao delírio, mas Luxemburgo não gostou. “Jogador tem contrato de imagem. O patrocinador paga por isso. E aí ele vai e tira a camisa? Nosso salário é pago porque o clube tem receita. E outra coisa: poderia acabar sendo expulso. Se o gol for aos 48 do segundo tempo, fica pelado, não tem problema.”

O elenco ganhou folga nesta quarta-feira e volta a treinar apenas na quinta, às 16 horas. A comissão técnica ainda não definiu a programação para o jogo contra o Colo Colo, na próxima quarta-feira, em Santiago, que encerra a participação da equipe no Grupo 1 da Libertadores. Dependendo do resultado do jogo desta quarta dos chilenos contra o Sport, na Ilha do Retiro, o Palmeiras pode precisar só de um empate para chegar às oitavas-de-final.