Luís Fabiano e Cristiano Ronaldo disputam prêmio

O atacante brasileiro Luís Fabiano, do Sevilla, igualou os 22 gols do português Cristiano Ronaldo, do Manchester United, no ranking da Chuteira de Ouro, que premia o artilheiro de cada temporada na Europa.

Luís Fabiano tem uma pequena vantagem sobre Cristiano Ronaldo, já que o Sevilla tem dez partidas a jogar no Campeonato Espanhol enquanto o Manchester United tem uma rodada a menos pela frente na competição nacional inglesa.

O brasileiro marcou os dois gols da vitória de 2 a 1 do Sevilla sobre o Valencia, no sábado, em partida válida pela 28.ª rodada do Campeonato Espanhol, e ajudou a levar sua equipe à quarta posição na competição.

De acordo com os critérios estabelecidos em 1997 para a disputa da Chuteira de Ouro, os gols nos Campeonatos Espanhol, Inglês, Italiano, Alemão e Francês valem dois pontos.

Os gols nas competições nacionais de Grécia, Holanda, Escócia, Bulgária, Turquia, Portugal, Rússia, República Tcheca, Ucrânia, Bélgica, Áustria, Suíça, Noruega, Israel, Sérvia, Polônia e Croácia valem 1,5 ponto, ao tempo que os marcados no restante dos campeonatos de países europeus valem apenas um ponto.

Na classificação da temporada 2007-2008, Cristiano Ronaldo e Luís Fabiano aparecem com 44 pontos. Em seguida aparecem o holandês Klaas-Jan Huntelaar, do Ajax, com 40,5 pontos e 27 gols e o norueguês Torstein Helstad, do SK Brann, com 33 pontos e 22 gols.

Os brasileiros Ronaldo e Jardel foram premiados com a Chuteira de Ouro em temporadas passadas a partir de 1997. O primeiro, atualmente no Milan, foi premiado em 1996-1997 com o Barcelona; o segundo venceu duas vezes, a primeira em 1998-1999, jogando pelo Porto, e depois em 2001-2002, atuando pelo Sporting.

Voltar ao topo