O ano da confiança

Luciano Gusso encara o desafio de recuperar o Paraná Clube

Luciano Gusso está confiante. Prestes a iniciar seu maior desafio na carreira, o agora efetivo técnico do Paraná Clube acredita em uma temporada melhor e principalmente mais tranquila do que o tumultuado 2014 tricolor. Ao visitar a redação da RPC e participar do Globo Esporte, Gusso festejou o momento mais sereno do clube.

Essa calmaria que o Paraná vive contrasta com a situação interna ainda difícil. Os salários ainda estão atrasados, tanto de jogadores quanto de funcionários. Mesmo assim, o elenco trabalha sem crises. “O ambiente é muito bom. Já era ano passado, com boas lideranças, e continua assim este ano”, comenta o treinador.

Mas o que mudou então? Na visão de Luciano Gusso, foi a chegada do executivo Marcus Vinícius. “Ele faz um trabalho espetacular, e deixa as coisas sempre claras para nós e para vocês da imprensa. Isso faz com que todos saibam exatamente o que está acontecendo”, avalia Gusso. Não à toa que Lúcio Flávio e Ricardo Conceição apostaram no Tricolor. “A permanência deles mostra que a credibilidade do Paraná Clube está voltando”, resume o técnico.

Daí a confiança num 2015 melhor. “Eu vejo uma mobilização de todo o clube em torno dos nossos objetivos, e essa união me motiva muito”, diz Luciano Gusso, que quer ver o Paraná lutando em todas as competições. “Queremos estar entre os primeiros do Paranaense, fazer uma boa Copa do Brasil e lutar pelo acesso na Série B”, avisa.

Tudo isso daria a um treinador iniciante uma temporada incrível. “É o grande desafio da minha carreira, fazer o Paraná Clube voltar a ser respeitado, voltar a ser um clube vencedor. O torcedor está triste, está sofrendo com tudo que aconteceu nas últimas temporadas. Por isso eu estou muito motivado a participar deste momento importante da história do Paraná”, finaliza Luciano Gusso.

Time

Com uma semana de treinamentos, o técnico do Paraná Clube já pensa em como montar o Tricolor neste início de temporada. O objetivo principal de Luciano Gusso é montar uma base que consiga “sobreviver” ao Campeonato Paranaense, diferente do que aconteceu nos anos anteriores. A espinha dorsal está definida, com Marcos, Cleiton, Ricardo Conceição e Lúcio Flávio.

A preocupação de Gusso é com a dificuldade em investir do clube. Então, acertar é preciso desde já. “Nós temos um grupo jovem, mesclado com atletas mais experientes. A base tem que estar montada, e durante o Paranaense aqueles que forem se destacando vão se unindo ao grupo que vai para a Série B, que é naturalmente o nosso grande objetivo na temporada”, comenta o treinador.

Para fechar o elenco, ainda são necessárias mais contratações, mas o time-base tem seus referenciais. “O Marcos, o Cleiton, o Ricardo (Conceição) e o Lúcio (Flávio) serão muito importantes nessa temporada”, avisa Luciano Gusso. Além deles, Alef, Yan e Carlinhos são favoritos a manterem as posições no time titular da mesma forma que terminaram 2014.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna