Lucas retornará ao Atlético em 2011

O centroavante Lucas, hoje no Gamba Osaka, é o mais novo reforço do Atlético para 2011. Ídolo da torcida na década de 1990, o atacante, com 31 anos, retorna ao clube que o projetou no futebol depois de dez anos.

O jogador está na lista dos cinco apalavrados que a diretoria rubro-negra deixou antes do recesso da CBF. Em janeiro, Lucas deve assinar seu contrato e ser apresentado oficialmente.

“Ele é um dos jogadores apalavrados, mas não podemos dizer que já está contratado porque não assinamos nada. Não temos oficializado ainda. Mas ele é um bom jogador, ainda está bem e com contrato encerrando no Japão”, confirmou o diretor de futebol Valmor Zimermann.

Lucas fez uma bela história no Atlético, mas não conseguiu repetir a façanha em outros clubes nacionais. Só conseguiu voltar a ter destaque em 2004 quando estreou no Japão.

Retornado aos tempos de futebol nas terras tupiniquins, na primeira passagem pelo Furacão, foram 2 anos entre 1998 e 2000 e 49 gols marcados. O bom desempenho do atacante rendeu convocações para a Seleção Brasileira Pré-Olímpica, ajudando na conquista do torneio depois disputando a Olimpíada de Sydney, em 2000.

Mas o jogador deixou seu nome gravado na história atleticana ao marcar o primeiro gol da Arena da Baixada na vitória por 2 a 1 sobre o Cerro Porteño, dia 24 de julho de 1999, na festa de inauguração.

No período em que vestiu a camisa atleticana, o centroavante conquistou dois títulos, campeão paranaense em 2000 e da Seletiva para Copa Libertadores em 1999, marcando os três gols da final.

Lucas deixou o Atlético no segundo semestre de 2000 e foi para o Rennes, da França, na maior transação da história do futebol paranaense e à época uma das maiores do Brasil, negociado por US$ 23 milhões.

Depois passou por Corinthians, Cruzeiro, com atuações apagadas e voltou a ganhar destaque no futebol japonês. Seu primeiro clube foi o FC Tokyo, foi destaque com 48 gols, em quatro temporadas.

Atualmente no Gamba Osaka, Lucas encerra sua temporada no início de janeiro. Este ano disputou três competições, fez 19 jogos e marcou 8 gols. É o terceiro artilheiro da equipe na J-League 2010. Ano passado, fez 30 jogos e marcou 6 vezes.