O técnico português Jesualdo Ferreira já decidiu quem será o substituto do zagueiro Gustavo Henrique, agora no Flamengo, na estreia do Santos no Campeonato Paulista, marcada para a próxima quinta-feira, na Vila Belmiro, contra o Red Bull Bragantino: Luan Peres, jogador que chegou ao clube durante a temporada passada e foi bastante aproveitado pelo argentino Jorge Sampaoli.

continua após a publicidade

A informação foi dada nesta sexta-feira pelo próprio zagueiro, que concedeu uma entrevista coletiva no CT Rei Pelé. Segundo Luan Peres, Jesualdo disse a ele que pretende escalá-lo ao lado de Lucas Veríssimo na estreia no torneio estadual – o jogador de 25 anos, assim, ganhou a disputa com Luiz Felipe e Felipe Aguilar, os outros zagueiros do elenco alvinegro.

“O Jesualdo comentou comigo sobre começar jogando (contra o Red Bull Bragantino), sim”, disse Luan Peres. “Mas ele não me falou nada sobre ser titular no Paulista inteiro, isso não. Só que se ele comentou comigo sobre a estreia, é porque tem alguma coisa acontecendo”.

Sob as ordens de Sampaoli, Luan Peres jogou muitas vezes como lateral-esquerdo, mas é pouco provável que isso ocorra com frequência em 2020, já que Jesualdo Ferreira prefere que ele atue como zagueiro – sua posição natural. Apesar disso, o jogador diz que uma das características mais marcantes do português é exigir versatilidade de seus comandados.

continua após a publicidade

“Com o Jesualdo, todo mundo tem de fazer mais de uma função. Por exemplo, ele tem utilizado nos treinamentos o (meia) Jean Mota na lateral esquerda e o (volante) Jobson como zagueiro”, afirmou.

Outra coisa que chamou a atenção de Luan Peres foi o conhecimento que Jesualdo demonstrou ter do elenco santista. Segundo o zagueiro, o treinador não precisou fazer treinos de observação dos atletas porque já sabia bem como cada um deles joga.

continua após a publicidade

“Foi surpreendente porque quando ele chegou, já sabia as características de todos, não foi necessário avaliar os jogadores. Ele tem nos passado muitos trabalhos visando ao jogo, como o Sampaoli fazia”, relatou o zagueiro, que está emprestado ao Santos pelo Brugge, da Bélgica, até o fim do ano.