Lotação máxima na etapa de abertura do surfe 2005

Com lotação máxima de inscritos, a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino inaugura hoje o circuito brasileiro de surfe profissional de 2005 em Nísia Floresta, município localizado 30 km ao Sul de Natal, a capital do Rio Grande do Norte. A competição será iniciada às 9h, na Praia de Rio Doce, em Búzius, que foi literalmente invadida por 176 surfistas de 13 estados do País. Até domingo, eles estarão disputando um total de R$ 40 mil em prêmios e os primeiros mil pontos no ranking que classifica vinte surfistas para o SuperSurf, a divisão principal do surfe nacional. Entre os participantes, estão cinco campeões brasileiros: o potiguar Joca Júnior (1996), o paraibano Fábio Gouveia (1998), o alagoano Tânio Barreto (2001), o carioca Leonardo Neves (bi: 2002 e 2003) e o paulista Renato Galvão (2004).

?Já passei cinco dias em Natal, mas nunca competi aqui no Rio Grande do Norte. As praias dessa região Sul aqui são muito bonitas, cheias de fundo de pedra e espero me dar bem no campeonato?, disse o carioca Leonardo Neves, que mora em Saquarema (RJ) e foi um dos primeiros a chegar em Nísia Floresta para treinar.

Quem também já estava treinando para a seletiva no último dia de treinos livres em Rio Doce, na Praia de Búzius, era o alagoano Tânio Barreto, que há 8 anos mudou para Florianópolis (SC) e agora reside em Barcelona, na Espanha. ?O mar hoje já deu uma subidinha e a onda aqui é bem legal, pois apesar de pequena é forte e dá para trabalhar bem as manobras. A previsão é de que continue subindo e com certeza vai rolar altas ondas no campeonato?, analisou o campeão brasileiro de 2001.

?Aqui é um celeiro que já revelou vários atletas, como Danilo Costa, Joca Júnior, Alcione Silva, Fabrício Júnior, Marcelo Nunes, e é um estado que merece um evento desse porte?, disse Tânio Barreto, que a partir deste ano vai morar na Espanha.

Entre os cinco campeões brasileiros que vão participar da seletiva, o único que não faz parte da lista dos cabeças-de-chave que só estrearão no sábado é o potiguar Joca Júnior, que vai iniciar sua corrida pelo título na sexta-feira. No primeiro dia, as disputas envolverão aqueles surfistas que não tiveram boa pontuação no ranking brasileiro do ano passado e esses terão que enfrentar quatro rodadas para chegar na fase dos cabeças-de-chave. A premição começa a ser distribuída a partir das oitavas-de-final.

A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino é uma realização da RM Sports e esta primeira etapa tem patrocínio da Petrobras e apoio da Ecológica, Pittsburg Sanduicheria, governo do Estado do Rio Grande do Norte, Rádio 95 FM e Prefeitura Municipal de Nísia Floresta.

Voltar ao topo