Lorenzo vence em Le Mans e reassume liderança na MotoGP

Sem ser ameaçado, o espanhol Jorge Lorenzo venceu neste domingo (20) a etapa francesa da MotoGP, quarta da temporada 2012, realizada no circuito de Le Mans, e reassumiu a liderança do campeonato. Para isso, o piloto da Honda fez um excelente início de prova e depois não perdeu a primeira colocação.

O italiano Valentino Rossi, da Ducati, também se destacou e terminou em segundo lugar após superar o australiano Casey Stoner em uma disputa acirrada nas voltas finais.

Com isso, o heptacampeão mundial encerrou um jejum de 16 provas sem subir ao pódio, iniciado exatamente após a corrida no ano passado em Le Mans, quando ficou na terceira colocação. Além disso, conseguiu o seu melhor resultado desde o segundo lugar na etapa portuguesa da MotoGP em 2010.

Além da vitória, Lorenzo comemorou a volta para a liderança do campeonato, com 90 pontos. Stoner, que anunciou a aposentadoria nesta semana, caiu para a segunda colocação, com 82 pontos. O espanhol Dani Pedrosa está em terceiro com 65.

O início da prova foi disputado sob chuva, mas sem acidentes. Logo na primeira volta, Lorenzo superou Pedrosa, o pole position da corrida, e Stoner para assumir a liderança. Rossi tinha bom ritmo e alcançou a terceira posição apenas com três voltas, depois de ultrapassar Andrea Dovizioso, Cal Crutchlow e Pedrosa.

Com Lorenzo à frente e uma vantagem confortável, a disputa pela segunda e terceira colocações passou a ser intensa. Crutchlow, que chegou a ultrapassar Rossi, saiu da pista e perdeu tempo. Stoner tentou pressionar o líder, mas não teve sucesso.

Assim, Rossi e Stoner passaram a travar acirrada disputa pelo segundo lugar, com várias trocas de posições, nas cinco últimas voltas. O italiano se deu melhor no último giro ao conseguir ultrapassar o australiano para garantir a segunda posição. Pedrosa terminou em quarto lugar, seguido pelo alemão Stefan Bradl, que foi campeão da Moto2 no ano passado, e do norte-americano Nicky Hayden.

Voltar ao topo